Record (Portugal)

NANU ATACA ONZE E DESVIA MANAFÁ

Lateral entra para a vaga de Zaidu, mas deve atuar na direita. Camisola 18 volta ao flanco esquerdo

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

No futebol, já se sabe, o azar de uns é, muitas vezes, a sorte de outros. Neste caso, as limitações físicas de Zaidu devem abrir as portas do onze a Nanu na receção ao V. Guimarães. Uma troca que, ainda assim, não é direta, já que o mais provável é que seja Manafá a ocupar a vaga no corredor esquerdo, entrando o guineense para jogar como lateral-direito, como é habitual.

Nos últimos jogos, tanto Zaidu como Manafá têm acusado o cansaço acumulado de uma época que já vai longa e, com isso, quem tem ganho alguns minutos de jogo é Nanu, que nem sempre teve oportunida­de de mostrar o porquê de ter sido contratado ao Marítimo no início de 2020/21. O camisola 31 totaliza 16 encontros pelos campeões nacionais, apenas nove deles como titular, estatuto de que deverá gozar no encontro de amanhã. A última titularida­de foi na receção ao

Santa Clara, curiosamen­te o derradeiro jogo realizado pelo FC Porto no Estádio do Dragão. Nos quatro jogos longe de casa (dois com o Chelsea, Tondela e Nacional), Nanu saltou do banco em dois deles, sempre para render um dos laterais com queixas físicas – primeiro Manafá, na 2ª mão com os ingleses, depois Zaidu, no encontro do último fim de semana, na Choupana.

Dupla segue ausente

No que respeita ao lateral nigeriano, as possibilid­ades de se manter no onze são remotas e o treino de ontem só adensou mais as dúvidas. Depois de ter sido poupado do primeiro apronto da semana, Zaidu juntou-se agora a Otávio no trabalho de ginásio, o que significa que nenhum dos dois subiu ao relvado para treinar com o restante grupo. Hoje de manhã (10h30) terá lugar a derradeira sessão antes do duelo com o Vitória, com Sérgio Conceição a antever a partida às 12 horas. Altura ideal para clarificar a situação clínica do lateral e do criativo, sendo que Otávio, após falhar a visita à Madeira, estará mais próximo da recuperaçã­o do que Zaidu.

O camisola 12, recorde-se, teve de ser substituíd­o na reta final do duelo com o Nacional, devido a queixas nos adutores. O FC Porto, no boletim clínico, falou apenas em fadiga muscular. *

NIGERIANO LIMITOU-SE A FAZER TRABALHO DE GINÁSIO, ASSIM COMO OTÁVIO. BRASILEIRO AINDA EM DÚVIDA PARA O JOGO

 ??  ?? FIÁVEL. Camisola 31 totaliza 16 jogos pelos dragões, nove como titular
FIÁVEL. Camisola 31 totaliza 16 jogos pelos dragões, nove como titular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal