Record (Portugal)

Vitória do futebol!

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

O anúncio da Superliga e o seu fim, diria que inesperado, em dois dias, mostra a força que a união pode ter num desporto popular como o futebol. Uma palavra aos adeptos ingleses, aos jogadores portuguese­s da Premier League, a treinadore­s que se mostraram contra, como Pep Guardiola, ou ao capitão do Liverpool, Jordan Henderson, entre tantas outras vozes que se uniram contra uma prova a que posso chamar, sem qualquer preconceit­o, de aberração.

Uma competição elitista,

onde não havia espaço para a competitiv­idade e onde os mais pobres não podiam aspirar ao sonho de uma conquista – nem sequer de uma entrada! – pareceu-me descabido desde o início. Mas, mais do que isso, e se este projeto desprovido de sentido fosse para a frente, seria o início do fim do futebol tal como o conhecemos.

O fim de uma Superliga que nunca começou,

mas que serviu para os poderosos da Europa pressionar­em a UEFA em termos financeiro­s, acaba por destacar o bom senso de todos os que amam verdadeira­mente esta atividade.

Pessoalmen­te, não teria qualquer prazer

em ver um Real Madrid-Barcelona ou um Man. United-Man. City, por exemplo, sem saber que um Betis ou um Wolverhamp­ton podiam surpreende­r qualquer uma dessas quatro equipas. É esta imprevisib­ilidade que faz com que todos nos apaixonemo­s pelo futebol.

Onde ficariam os Ajax, FC Porto ou Dortmund

que, orgulhosam­ente, exibem os seus nomes na galeria dos vencedores da milionária Champions? Não havia espaço para eles, seria o fim do futebol. Foi, afinal, uma vitória para não mais esquecer.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal