Record (Portugal)

“Fernando Santos terá sempre o meu respeito”

-

Fernando Santos, que o estreou na Seleção Nacional, em Paris, num particular contra a França, em 2016, revela quinta-feira os convocados para o Europeu (20h15). Tem esperanças de ouvir o seu nome, mesmo que, por exemplo, não tenha estado na lista que começou a caminhada para o Mundial’2022?

JM – Sendo português, tendo trabalhado com o míster noutras ocasiões e feito parte daquele grupo, tenho esperança, sim, mas não ficarei desiludido se não for. Portugal tem muitos e bons jogadores, a Seleção cada vez mais vai tendo opções. É uma decisão do míster Fernando Santos. Ele sabe o que posso dar e acrescenta­r – é uma decisão dele. Tenho sempre esta forma para tudo o que não domino, nunca passa a preocupaçã­o. Acima de tudo para mim seria um orgulho representa­r Portugal em mais um Europeu, mas não ficarei desiludido se não for.

Falou com o selecionad­or esta época? Tem saudades de jogar com as quinas ao peito?

JM – Saudades, claro que sim. Jogar pela Seleção é especial. É diferente, estás a representa­r o teu país. De resto, não falei diretament­e com o míster Fernando Santos. A decisão é bastante difícil hoje em dia pelo leque de opções. Ele vai ter de fazer uma escolha, cabe-lhe a ele decidir. Terá sempre o meu respeito por tudo o que fez por mim no passado. Foi o treinador que me estreou e me fez campeão da Europa.

Se fizesse uma autoavalia­ção, tinha lugar para o Europeu?

JM – Acreditamo­s sempre que podemos estar lá. Obviamente, ao nível de números, não foi a minha melhor época, mas fui campeão em Portugal e ajudei sempre muito o Sporting, a esperança está sempre lá. Agora é esperar e respeitar as escolhas do selecionad­or. Acredito que posso lá estar; se não estiver não ficarei desiludido.

Crê que o Sporting pode ser o clube com maior representa­tividade nesta lista convocados, contando com a chamada do João, bem como do Nuno Mendes, Neto, João Palhinha, Pote ou Paulinho?

JM – Por mim levava todos os jogadores portuguese­s do Sporting! Não sei, é uma decisão do míster Fernando Santos. Temos

“TENHO ESPERANÇA MAS NÃO FICAREI DESILUDIDO SE NÃO FOR AO EUROPEU. JOGADORES DO SPORTING? LEVAVA TODOS!”

vários jogadores que podem ser convocados. Nesse sentido seria um prémio muito bom para o Sporting ser o clube com maior representa­tividade na Seleção, mas temos de respeitar todos o que o selecionad­or decidir.

Falámos do João Palhinha. Impression­ou-o o salto qualitativ­o?

JM – O Palhinha tem caracterís­ticas físicas impression­antes. É incrível a quantidade de espaço que ele consegue cobrir defensivam­ente, pelas suas caracterís­ticas. São capacidade­s físicas naturais dele. Impression­ou-me bastante porque uma coisa é veres, outra é jogares ao lado de um jogador assim. Sem dúvida que fará uma grande carreira, já é um grande jogador e um grande valor não só no Sporting, como na Seleção Nacional.

Gostava de replicar o meio-campo com ele na Seleção?

JM – Sim. Jogamos o ano todo juntos. Seria um prazer jogar com ele na Seleção, onde merece estar, sem dúvida.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal