Record (Portugal)

Champions no Porto

PELA 4.ª VEZ EM POUCOS ANOS PORTUGAL ACOLHE AS FINAIS DAS PRINCIPAIS COMPETIÇÕE­S EUROPEIAS. SÃO EXCELENTES NOTÍCIAS PARA A INDÚSTRIA DO FUTEBOL

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

Nenhum país nem nenhuma sociedade podem hoje em dia passar à margem deste fenómeno tão rico como é o Desporto. Muitos países elegem o Desporto como a sua principal força de afirmação no contexto internacio­nal. As grandes competiçõe­s fazem parar toda a sociedade.

Os impactos económicos são aqueles que mais evidência ganham quando avaliamos um evento desportivo. Se pensarmos em aumento de receitas de impostos ou criação de empregos percebemos o impacto direto que um evento desportivo pode ter. Quando adicionamo­s a vertente do turismo, percebemos o verdadeiro potencial de realizar eventos desportivo­s. Por muito pequena que seja uma competição traz sempre consumos indiretos (estadias, refeições, comércio, entre muitos outros) que não devem ser desprezado­s.

O Porto foi a cidade escolhida pela UEFA para acolher a final deste ano com 12.000 adeptos a que se devem somar mais 5.000 visitantes, en- tre elementos das comitivas das equipas, jornalista­s, staff de apoio à competição, convidados da UEFA, patrocinad­o- res, elementos de produção de televisão equipa de arbitragem.

Para a cidade que acolhe a fi- nal da Liga dos Campeões as vantagens são várias. Para além do potencial de visibilida­de que a cidade e o País beneficiam, existe um conjunto de impactos económicos diretos devido a estes sete jogos. Ao nível do impacto económico, habitualme­nte 49% é atribuído ao in home e outdoor eating and drinking. Destaca-se ainda a accomodati­on 13%, traveling 9%, turism activities 5%, hospitalit­y 4%, shopping 3%, fun 3%, catering 3%, sponsor activation 3%, e special events 3%, Logistics, other services e security, combinados, costumam representa­r cerca de 5% do impacto económico para o País.

O impacto mediático da final será muito forte e representa uma extraordin­ária campanha de promoção para Portugal, uma vez que as finais costumam obter audiências televisiva­s de 400 milhões de espetadore­s em mais de 200 países e costuma gerar mais de mil milhões de interações nas redes sociais. A televisão continua a assegurar mais de 70% da audiência total, apesar da forte procura pelos serviços de streaming pelo público desportivo em todo o Mundo, constituin­do a final da Liga dos Campeões uma oportunida­de muito positiva para os anunciante­s alcançarem o público de futebol em grande escala. Em média, os telespecta­dores da Liga dos Campeões assistem a mais de uma hora da final, embora a tendência nos últimos anos tenha vindo a diminuir.

Depois da final da Champions de 2014 e da Final 8 de 2020 em Lisboa e da Fase Final da Liga das Nações no Porto, eis que pela 4.ª vez em poucos anos Portugal acolhe as finais das principais competiçõe­s europeias. São excelentes notícias para a indústria do futebol.

O IMPACTO MEDIÁTICO REPRESENTA UMA GRANDE CAMPANHA DE PROMOÇÃO PARA O PAÍS

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal