Record (Portugal)

FINANÇAS NUMA SITUAÇÃO ESTÁVEL

Champions, sucesso do empréstimo obrigacion­ista e vendas conferem tranquilid­ade

- NUNO BARBOSA

O apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a oferta pública de subscriçõe­s a decorrer acima do expectável e as vendas previstas de Danilo e Vitinha a PSG e Wolverhamp­ton, respetivam­ente, fazem o administra­dor da SAD, Fernando Gomes, respirar de alívio. “Do ponto de vista financeiro, estamos estáveis e tranquilos”, afirmou.

O dinheiro garantido pela via da UEFA “era um objetivo financeiro da época” e isso será complement­ado com a duplicação do capital do empréstimo obrigacion­ista emitido pela sociedade, que passará de 35 para 70 milhões de euros. “Como há um excesso de procura, vamos tentar chegar aos 70 milhões e decidimos cancelar um outro

DANILO PEREIRA E VITINHA GARANTEM ENCAIXE DE 36 MILHÕES QUE VIABILIZA SAÍDA DA ALÇADA DO FAIR PLAY

empréstimo obrigacion­ista que íamos lançar em junho”, explicou Gomes. Se a procura não atingir esse valor, algo que não está nos planos, até porque hoje “vão entrar no mercado 750 milhões de euros em reembolsos de obrigações do Tesouro” e o FC Porto tentará “sensibiliz­ar os pequenos e médios investidor­es a aplicarem parte desses rendimento­s”, Gomes tem a solução: “Se não chegarmos aos 70 milhões, a diferença será reposta pelos meios financeiro­s normais. Podemos fazer uma nova emissão obrigacion­ista, mas para já está fora de questão.”

Fernando Gomes terminou lembrando os 36 M€ a caminho dos cofres da SAD: “Para a saída do fair play financeiro havia dois negócios planeados que se tinham de concretiza­r. A venda do Danilo ao PSG, que teria de ficar em 1º ou 2º na Ligue 1, o que parece que vai acontecer, e a do Vitinha ao Wolverhamp­ton, se o clube ficasse na Premier League.”

*

 ??  ?? SÓLIDO. Administra­dor fez análise positiva às contas
SÓLIDO. Administra­dor fez análise positiva às contas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal