Record (Portugal)

SERÁ DESTA, OGIER?

Heptacampe­ão tenta de novo a sexta vitória em Portugal. Mas esta deve ser a última chance

- ANDRÉ GONÇALVES

çSão já sete títulos de campeão do Mundo e cinco vitórias no Rali de Portugal; é o atual líder do Mundial (WRC), após ter ganho duas das três provas iniciais; e vem embalado pela vitória na Croácia por meros 6 décimos de segundo! É difícil não olhar para Sébastien Ogier como o principal candidato à vitória do Rali de Portugal. Após ter adiado a reforma no final do ano passado, o piloto de 37 anos cumpre a última campanha no WRC, pelo que esta será – a menos que entretanto mude de ideias – a última oportunida­de de fixar o novo recorde de seis vitórias na prova portuguesa, desempatan­do com Markku Alen. Nas duas últimas visitas ao nosso país, não fez melhor do que 3º lugar. Ogier terá de abrir a estrada no primeiro dia de competição e, quando se trata de ralis em terra, como é o caso, isso representa perdas de tempo em relação à concorrênc­ia. Será o seu primeiro obstáculo. “Em Portugal pode chover nesta altura do ano e é isso que esperas nesta situação”, admitiu o francês.

A maior oposição a Ogier virá da própria equipa Toyota – Elfyn Evans viu fugir-lhe a vitória na Croácia no último troço e Kalle Rovanperä já liderou o WRC esta temporada – e, claro, da Hyundai. Ott Tänak e Thierry Neuville foram os vencedores das duas últimas edições do Rali de Portugal, mas o estónio parte de melhor posição em estrada no primeiro dia, e ainda há Dani Sordo, muito experiente e profundo conhecedor dos troços portuguese­s. Os homens da M-Sport Ford, Greensmith e Fourmaux, partem atrás, mas o francês vem de um moralizado­r 5º lugar na Croácia, na sua estreia na categoria máxima.

Este será o primeiro evento do WRC em terra nesta época, pelo que a adaptação aos pneus da Pirelli – novo fornecedor desde o início do ano – neste piso será um desafio extra às equipas e pilotos. E a Toyota vai apresentar-se com uma nova versão do seu motor. O Rali de Portugal tem início oficial na quinta-feira, com o Shakedown e a cerimónia de partida, mas só na sexta-feira terão lugar as primeiras especiais de classifica­ção. Serão 20 no total, com os regressos de Mortágua e Felgueiras ao plano do Rali de Portugal, com a nova Super-Especial da Foz (Porto) e o mítico Salto da Pedra Sentada, em Fafe, para fechar em beleza.

*

FRANCÊS CUMPRE A ÚLTIMA ÉPOCA NO WRC, É O LÍDER DO MUNDIAL E VAI ABRIR A ESTRADA NO PRIMEIRO DIA DE PROVA

 ??  ??
 ??  ?? EM ALTA. Campeão do Mundo venceu o recente Rali da Croácia por escassos 6 décimos de segundo
EM ALTA. Campeão do Mundo venceu o recente Rali da Croácia por escassos 6 décimos de segundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal