Record (Portugal)

Canivete abre o castelo

- André Zeferino www.ProScout.pt

çO Benfica deslocou-se a Guimarães com o 3.º lugar garantido. Posto isto, o objetivo era claro: vencer e tornar Seferovic o melhor marcador do campeonato. Jorge Jesus fez várias alterações no onze inicial, destacando as entradas de Morato, Pedrinho e Darwin.

O técnico encarnado

tem alternado entre um sistema com quatro defesas e um sistema com três centrais. Em Guimarães optou por jogar num 3x4x3,

ENCARNADOS FIZERAM MOSSA A NÍVEL OFENSIVO QUANDO O VITÓRIA DE GUIMARÃES TENTOU SER MAIS ATREVIDO

dando largura e profundida­de com os laterais Gilberto e Nuno Tavares bastante abertos e subidos. Pedrinho e Darwin posicionar­am-se numa zona próxima a Seferovic, tentando oferecer soluções ao avançado suíço. Darwin, ao invés de se posicionar lado a lado com Seferovic, formando uma dupla ofensiva, colocou-se numa posição mais lateral [1].

No primeiro tempo, o jogo foi algo amarrado, com poucos espaços para explorar. Os encarnados enfrentara­m um bloco coeso e não conseguira­m desbloquea­r a partida. Com o posicionam­ento de Darwin e Pedrinho perto de Seferovic, juntando Taarabt e Gabriel a esta equação, as águias tinham a zona central do terreno bastante povoada, sendo difícil explorar o jogo interior. Em ataque organizado, o Benfica apenas conseguiu criar perigo quando Nuno Tavares ou Gilberto faziam movimentaç­ões interiores ou exteriores, explorando as costas da defensiva vitoriana [2].

No segundo tempo, em virtude de um maior balanço ofensivo da equipa da casa, o Benfica encontrou mais espaço no seu meio-campo ofensivo, conseguind­o chegar mais perto da baliza do Vitória. O primeiro golo surge de uma triangulaç­ão bastante bem definida, entre Nuno Tavares, Taarabt e Darwin, com o uruguaio a assistir para Seferovic. Com a linha defensiva do Vitória de Guimarães mais adiantada, o Benfica conseguiu ferir o adversário em lances de ataque rápido, chegando com superiorid­ade numérica em diversas ocasiões ao seu processo ofensivo [3].

 ??  ??
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 2
2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal