Record (Portugal)

Competitiv­idade!

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

Os latinos, emocionalm­ente muito fortes e espontâneo­s, gostam de comentar, falar e amplificar. E bem. E fazem-no muito, seja pela positiva ou negativa. Temos tendência até a algum exagero, e às vezes, incompreen­sivelmente, até nos inferioriz­amos em relação ao resto da Europa de primeira linha.

Vou deixar o turismo, o clima ou a comida

para os entendidos e vou restringir-me ao futebol. Terminou ontem a Liga NOS num dos mais atípicos campeonato­s de sempre, mas que teve uma resposta digna das equipas que, com muito esforço, levaram a prova para a frente, sem interrupçõ­es e em sintonia com a Liga, como, aliás, deve ser sempre.

Após a última jornada

a diferença do 6.º classifica­do – portanto o lugar que dá acesso à eliminatór­ia da Conference League – até ao 16.º, que garante presença no playoff, é de apenas 12 (!) pontos. Um número escasso e que vinca bem a competitiv­idade do futebol profission­al português: basta dizer que foi a diferença mais pequena entre ‘europeus’ e lugares de eventual despromoçã­o deste século.

A temporada está quase a terminar,

mas existem contas para fazer na Liga Portugal Sabseg, outro espelho da competitiv­idade, no playoff e também no acesso das equipas do Campeonato de Portugal. O futebol profission­al, mesmo em ano de Europeu, vai deixar saudades, mas a época 2021/22 será, certamente, melhor. É o que todos queremos!

P.S. – Com os parabéns aos campeões Sporting e Estoril e aos europeus FC Porto, Benfica, Sp. Braga, P. Ferreira e Santa Clara, deixo também uma palavra de alento a Nacional e Farense, que para o ano jogam na Liga Portugal Sabseg.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal