Record (Portugal)

FESTA DA PANTERA PENÁLTI A PENÁLTI

Boavista deu a volta a um jogo em que esteve quase a... perder. Tudo decidido pelo castigo máximo

- CRÓNICA DE ANTÓNIO MENDES

O Boavista fez a festa em Barcelos num jogo marcado claramente pelos penáltis que o decidiram e pela inspiração individual de Yusupha, que entrou no último minuto da primeira parte – para o lugar do lesionado Angel Gomes – e fez os dois golos da reviravolt­a axadrezada. A equipa de Jesualdo Ferreira só acordou verdadeira­mente para a dura realidade quando se viu a perder, por via de... um penálti, como não poderia deixar de ser. Aí, Samuel Lino começou por ser protagonis­ta, no bom sentido, ao ganhar com mestria a falta num lance em que Devenish ficou batido pela finta do adversário e ao converter o respetivo castigo máximo. Samuel Lino, que já tinha estado em destaque nos melhores lances do primeiro tempo mas haveria de ‘borrar a pintura’ quando acertou no poste o segundo penálti que teve no jogo. Nessa altura seria o 2-1 para o Gil Vicente, depois de o Boavista ter entrado na segunda parte com outra cara e, acima de tudo, outra intensidad­e, fazendo valer uma nova disposição tática com um cariz bem mais ofensivo e marcando o golo do empate num lance espetacula­r, com cruzamento de Elis e cabeceamen­to de Yusupha na área.

Certo é que a um penálti desperdiça­do, aos 77 minutos, haveria de suceder outro convertido, desta vez para o Boavista e já a apenas dois minutos do fim. Nesse momento, Yusupha pegou na bola como se não houvesse amanhã, assumindo a total responsabi­lidade de confirmar em absoluto a continuida­de dos axadrezado­s na 1ª Liga.

O avançado gambiano até escorregou no momento do remate, mas a bola entrou, para gáudio de todos os boavisteir­os, incluindo os muitos adeptos que estavam fora do estádio. Yusupha virou herói e levou uma história para contar aos netos. Ele que é filho do mítico Biri Biri, falecido em julho do ano passado e ainda figura relembrada com respeito em Sevilha. O futebol é isto!

*

O FILHO DO MÍTICO BIRI BIRI, HERÓI GAMBIANO DO SEVILHA, TEM AQUI UMA HISTÓRIA PARA CONTAR AOS NETOS

 ??  ?? EM GRANDE. Yusupha e Elis tiveram papel decisivo
EM GRANDE. Yusupha e Elis tiveram papel decisivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal