Record (Portugal)

VITÓRIA TARDIA QUE NÃO BASTOU

Guardião António Filipe foi obstáculo de vulto nabalizaal­vi-negraelevo­u os visitantes ao desespero

- CRÓNICA DE GONÇALO VASCONCELO­S

O Rio Ave vai mesmo ter de disputar o playoff para se salvar da descida de divisão, pese embora ter vencido ontem na Choupana, com um golo de Carlos Mané já em período de descontos. A equipa de Miguel Cardoso viu-se cedo em desvantage­m, mas deu tudo para chegar a uma vitória que fez por merecer, mas que acabou por não bastar. Muito apoiado por uma comitiva (entre eles alguns lesionados) que viajou de Vila do Conde, a formação forasteira percebeu logo que ia ter um enorme obstáculo pela frente: António Filipe. O guarda-redes do Nacional fez várias defesas de vulto ao longo do jogo, adiando o golo e levando o adversário quase ao desespero. As estatístic­as oficiais dizem tudo: o Rio Ave fez 36 remates (!) e conquistou 16 cantos, mas finalizar foi sempre um problema, não obstante toda a sua vontade. E se não era António Filipe era por pura inépcia.

Vencer era imperioso perante o já despromovi­do Nacional, mas o cenário ficou mais difícil quando o jovem Dudu – que se estreou a titular, marcou e acabou depois por sair lesionado – abriu o ativo, numa bela jogada individual. O Nacional não facilitou nada a missão do seu adversário, mas só quebrou ao abrir a segunda metade, num desvio de cabeça de Aderllan Santos que fez renascer a esperança para a sua equipa.

Com os ouvidos em Barcelos e consciente que o Farense estava fora de combate nesta luta pela permanênci­a, o Rio Ave foi acreditand­o que era possível evitar o playoff, mas o segundo golo do Boavista e a contínua falta de competênci­a no último terço acabou por levar à frustração total. Ainda assim, num último suspiro – e já com Francisco Geraldes em campo, a dar outro critério no passe, e mais três unidades frescas que Miguel Cardoso lançou para o ataque – Carlos Mané acabou por bater António Filipe. Uma vitória agridoce, que de nada serviu. *

RIO AVE FEZ 36 REMATES À BALIZA, MAS SÓ CHEGOU AO SEGUNDO GOLO NO QUARTO MINUTO DE DESCONTOS

 ??  ?? FUGA. Carlos Mané escapa à marcação de Alhassan
FUGA. Carlos Mané escapa à marcação de Alhassan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal