Record (Portugal)

BUSCAS NO GABINETE DE MIGUEL MOREIRA

Administra­dor da SAD é um dos suspeitos de estar em “esquema ardiloso” com Vieira

- RAFAEL SOARES

O gabinete de Miguel Moreira, no Estádio da Luz, foi alvo de buscas na quarta-feira, apurou Record. Segundo a TVI, a caixa de correio eletrónico foi copiada para ser analisada no âmbito da Operação ‘Cartão Vermelho’. Nos documentos aos quais o nosso jornal teve acesso, o administra­dor da SAD benfiquist­a é visado devido a um “esquema ardiloso” com Luís Filipe Vieira e do filho Tiago Vieira, referente a 2018 e 2019. Miguel Moreira era diretor financeiro da SAD. O caso envolve a Imosteps. O objetivo passaria por comprar a “baixo custo” as dívidas ao Novo Banco, contraídas por essa empresa, então detida por Vieira. Tanto o então líder das águias como o filho tinham como um dos objetivos libertarem-se de “garantias pessoais”.

PRESIDENTE TENTARIA COMPRAR DÍVIDAS “A BAIXO CUSTO” AO NOVO BANCO COM A AJUDA DE PESSOAS DE CONFIANÇA

Por estarem envolvidos na Imosteps, os dois encontrara­m outras pessoas que se dispusesse­m “a conjugar esforços no sentido da implementa­ção do esquema”. Ora, é aqui que entra o nome de Miguel Moreira, entre outros, com quem Vieira e o filho agiram “com vista à obtenção de proveitos económicos, a que sabiam não ter direito”. Segundo a investigaç­ão, surgiram “duas propostas para fazer crer ao Fundo de Resolução de que haveria concorrênc­ia”. No entanto as mesmas seriam, então, “concertada­s.”

Quem comprou a dívida de 54 milhões de euros terá sido mesmo o empresário José Manuel dos Santos, que desembolso­u, aproximada­mente, 9 milhões de euros. Segundo a RTP, o processo prejudicou os contribuin­tes em 45 milhões de euros.

 ??  ?? CALMO. Miguel Moreira está de consciênci­a tranquila
CALMO. Miguel Moreira está de consciênci­a tranquila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal