Record (Portugal)

LUIS DÍAZ REI DAS AMÉRICAS

BARÓ BISA EM VITÓRIA (2-0) SOBRE V. GUIMARÃES B

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

Foi no dia 10 de julho de 2019 que o FC Porto oficializo­u a contrataçã­o de um jovem extremo colombiano, então com 22 anos, que chegava ao Dragão do Junior Barranquil­la. Ontem, exatamente dois anos depois desse dia, Luis Díaz chegou a um patamar nunca antes atingido e ofereceu, de bandeja, a medalha de bronze à Colômbia na Copa América. Dois golos de belo efeito na 2ª parte, o último dos quais a segundos do fim, foram suficiente­s para dar a volta ao Peru (3-2)

“SUPEREI AS EXPECTATIV­AS. SEMPRE SONHEI FAZER COISAS BOAS, MAS NUNCA IMAGINEI O QUE ESTÁ A ACONTECER”, DIZ

e fazer a festa, deixando o seu país em êxtase e a chorar por mais. Quando? O Mundial está a pouco mais de um ano de distância e Luis Díaz passou a ser a principal esperança ‘cafetera’ para causar sensação no Catar. Este elevar do extremo quase ao Olimpo do futebol colombiano é fruto de uma mão cheia de exibições de altíssimo nível, que teve no jogo da madrugada de sábado, com o Peru, o máximo esplendor. Um bis que se juntou ao golaço feito ao Brasil e ao que levou a meia-final com a Argentina

para os penáltis, e que, tudo junto, transformo­u Luis Díaz numa escolha praticamen­te unânime quando se fala do melhor colombiano nesta edição da Copa América. A afirmação foi total e, diga-se, surpreende­u o próprio jogador, conforme confessou após o encontro de atribuição do 3º e 4º lugar. “Tudo o que fiz superou as minhas expectativ­as. Sempre sonhei com estes triunfos, em fazer coisas boas para a equipa, mas nunca imaginei tudo aquilo que está a acontecer comigo. Agradeço a Deus por tudo isso”, considerou, com a humildade que lhe é carateríst­ica, Luis Díaz, que, com toda a naturalida­de, deixou o relvado do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, com o troféu de MVP do jogo.

Nota (quase) máxima

Perante tudo isto, os elogios chegaram em massa a Luis Díaz, desde o selecionad­or a vários dos colegas de equipa. Também a imprensa colombiana o colocou perto do topo, recebendo várias notas ‘9’ – em classifica­ções de zero a 10. “É um fenómeno com todas as letras”, atirou o portal ‘Futbol Red’, enquanto a versão colombiana do jornal ‘Marca’ referiu-se ao craque do FC Porto como “a nova estrela do país que fez esquecer James Rodríguez”. A herança é pesada, mas Luis Díaz, agora, é de ouro.

*

 ??  ?? MAIS DOIS GOLOS PELA COLÔMBIA
MAIS DOIS GOLOS PELA COLÔMBIA
 ??  ??
 ??  ?? IMPARÁVEL. Luis Díaz deixou a sua marca na Copa América, com quatro golos e exibições de grande nível
IMPARÁVEL. Luis Díaz deixou a sua marca na Copa América, com quatro golos e exibições de grande nível

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal