Record (Portugal)

TUDO SOBRE O CARTÃO EM CAUSA

-

O que é o Cartão do Adepto?

É o documento de identifica­ção necessário para aceder às ZCEAP dos recintos desportivo­s. Zonas especiais onde é permitida a utilização de megafones ou outros instrument­os de ruído (por percussão mecânica ou sopro), bandeiras, tarjas ou outros acessórios de dimensão superior a 1 m2.

Como adquirir o cartão?

O pedido tem de ser feito à APCVD, que faz a sua emissão, sendo exigida um documento de identifica­ção oficial (cartão de cidadão ou passaporte).Tem um custo de 20 euros, é válido por três anos, e não tem custos de renovação nas atualizaçõ­es anuais (os dados devem ser confirmado­s antes de cada época), caso não se alterem os elementos visíveis do cartão.

Qual é o prazo de entrega?

No máximo, 10 dias úteis após a liquidação dos encargos com a sua requisição, exceto quando for preciso a verificaçã­o manual de dados. Mas após o pagamento é disponibil­izada uma versão eletrónica do cartão.

Pode ser-me recusada a emissão do Cartão do Adepto?

Sim, se nessa data estiver em vigor uma interdição de acesso a recintos desportivo­s.

O Cartão do Adepto pode ser usado em vários recintos?

Sim, permite o acesso a qualquer ZCEAP dedicada a um dos três promotores que indicar no pedido de emissão, nos jogos fora desses promotores ou em partidas de Seleções Nacionais, se forem criadas ZCEAP.

Posso ser impedido de utilizar o Cartão do Adepto?

Depois de ser emitido o cartão, a sua utilização pode ser impedida se à data do evento estiver em vigor uma interdição relativa ao seu titular. Esta verificaçã­o é feita no momento da aquisição do ingresso ou no recinto no dia do evento.

O Cartão do Adepto pode ser apreendido?

Tratando-se de um documento pessoal, instransmi­ssível e propriedad­e da APCVD, pode ser apreendido ou suspenso.

Em caso de extravio do cartão, que devo fazer?

Esse facto deve ser de imediato comunicado à APCVD. O cartão é cancelado e a emissão de um novo implica os procedimen­tos normais de requisição.

Sendo cidadão de outro país e apoiante de clubes estrangeir­os preciso de cartão?

Não. O Cartão do Adepto não é exigido a cidadãos estrangeir­os quando pretendem aceder a zonas reservadas a adeptos de outros países no âmbito de eventos internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal