Record (Portugal)

Voar do Benfica... para outros sonhos

Internacio­nais venceram tudo em Portugal e deixam a Luz em busca de êxitos no estrangeir­o

- RITA PEDROSO

Foram durante vários anos uma espécie de chave-mestra que ajuda a encontrar, e desbloquea­r, qualquer cofre. E não foram poucos os que Janice e Fifó entregaram ao palmarés do Benfica: quatro campeonato­s, cinco Taças de Portugal, quatro Supertaças e uma Taça da Liga. As juras de amor estão feitas, mas enquanto houver sonhos que as movam, as internacio­nais portuguesa­s de futsal vão a todo o lado. Uma quer desafiar-se e sair da zona de conforto, a outra quer ser a melhor do Mundo. E o futuro de ambas passa pela emigração, rumando ao Falconara, o atual vice-campeão italiano. “Foi uma decisão muito complicada. Vou embora porque procuro novos desafios e tenho o sonho, desde criança, de jogar fora do país e sair da minha zona de conforto. Quero conquistar este meu objetivo. Saio mas sei que vou voltar porque cresci aqui”, prometeu a pivô Janice, através de Record. E não esconde a emoção na despedida de um clube onde estava desde 2011/12 e que, salienta, lhe mudou a vida: “Acolheu-me numa fase da minha vida muito crítica. Vivia num bairro social, onde muita gente ia por caminhos menos desejáveis, não estava muito motivada e o Benfica fez-me acreditar que quando temos sonhos podemos alcançá-los, desde que tenhamos vontade, dedicação e cabeça. Por essa altura, abraçou-me a Fundação Benfica: estava no sexto ano e nem ia às aulas, só ia à escola para ir ao recreio jogar à bola. Tive sucesso depois disso. O Benfica mudou a minha vida.”

Não com 24 anos, como Janice, mas apenas com 20, na caixa de desejos de Fifó há também muita coisa. “Em Portugal já está tudo conquistad­o, ganhei tudo o que havia para ganhar. Agora vou para conquistar tudo o que tiver para conquistar onde estiver inserida. Independen­temente de como correr, bem ou mal, é uma experiênci­a nova e vou atrás de uma vontade antiga.

Quero melhorar cada vez mais e ser a melhor do Mundo”, atira Fifó a Record, dizendo estar a fazer tudo para que o sonho se materializ­e: “Sou bastante dedicada, tenho muita raça, quero sempre mais, ambiciono sempre mais. A Fifó sonha muito com coisas melhores, tudo onde entra é para ganhar e fazer mais e melhor.” E desengane-se quem julgue que possa ser um desejo descabido, até porque a jovem craque já esteve entre as nomeadas por duas ocasiões e também porque, aos 18 anos, já merecia uma vénia da FIFA pelos 21 golos em seis jogos nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 ao serviço de Portugal. As agora antigas jogadoras do Benfica partem, mas concordam que, para trás, deixam um país que muito tem evoluído, e feito por isso, no futsal feminino.

JANICE QUER DESAFIAR-SE E SAIR DA ZONA DE CONFORTO, ENQUANTO FIFÓ VAI EM BUSCA DE SER A MELHOR DO MUNDO

 ??  ?? JANICE E FIFÓ
JANICE E FIFÓ
 ??  ??
 ??  ?? CRAQUES. Janice Silva [na imagem à direita] e Fifó, nome de ‘guerra’ de Ana Sofia Gonçalves, são duas das melhores jogadoras nacionais de futsal
CRAQUES. Janice Silva [na imagem à direita] e Fifó, nome de ‘guerra’ de Ana Sofia Gonçalves, são duas das melhores jogadoras nacionais de futsal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal