Record (Portugal)

LIONEL MESSI

Alvicelest­e vence um torneio 28 anos depois em novo ‘Maracanaço’ para o arquirriva­l Brasil

- LUÍS MAGALHÃES

PRATA: Finalmente o astro argentino ganhou um título de seleção à sua medida. Apesar de não faturar na final, Messi vibrou intensamen­te com a conquista da Copa América, provocando outro ‘Maracanazo’.

A Argentina venceu finalmente mais uma Copa América e logo frente ao grande rival, o Brasil (1-0), e no estádio mais mítico do país vizinho, o Maracanã. Há 28 anos (1993) que a alvicelest­e não ganhava. Somou agora o 15.º troféu, igualando o Uruguai no topo das conquistas. As contingênc­ias da pandemia marcaram esta competição, a qual foi adiada, tal como o Europeu, de 2020 para 2021. Mas não foi a única mudança, já que a prova seria organizada pela Colômbia e pela Argentina, situação que teria permitido a Messi festejar em casa. Mais uma vez, o vírus intrometeu-se e a competição decorreu no Brasil. Cenário perfeito para a canarinha, campeã em 2019, mas que acabou em novo ‘Maracanaço’. Tudo remonta ao Mundial’1950, quando no jogo decisivo, no mesmo palco, o Brasil perdeu (1-2) com o Uruguai e viu o rival festejar. Agora, novamente em casa, o escrete tornou a ver escapar uma grande competição.

A festa dos jogadores argentinos foi rija, com o avião a transforma­r-se no palco ideal. Ao aterrar em Buenos Aires, a comitiva alvicelest­e foi recebida por uma multidão, que dedicou vários cânticos ao capitão, Lionel Messi, o qual foi eleito o MVP do torneio e ganhou embalagem para nova Bola de Ouro. A brilhante conquista permitiu à Associação de Futebol Argentina (AFA) regressar à ribalta e encaixar 11,7 M€. Para o ano, a alvicelest­e será forte candidata a vencer o Mundial do Qatar, claro.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal