Record (Portugal)

MALA CHEIA DE SONHOS

Medalhas são um desejo, mas não um dever. Meta é fazer uma prestação de mérito, como no passado

- PEDRO MORAIS

A Seleção Nacional de Ténis de Mesa já prepara as malas para Tóquio e, por entre todos os objetos de que necessita para a estadia, leva também muito sonhos, um deles o de chegar às medalhas pela primeira vez. Depois de dois históricos 5º lugares - no Rio de Janeiro, em 2016, em singulares, e em Londres, em 2012, por equipas -, um lugar no pódio é uma ambição à qual Marcos Freitas dá voz, mas o número um luso retira a pressão e lembra que a meta é ir o mais longe possível. “Conquistar uma medalha seria espectacul­ar. Queremos dar o máximo e chegar o mais longe possível. Esse sonho existe, mas o objetivo é difícil de definir porque o mapa ainda não saiu”, admitiu. Uma opinião partilhada por João Monteiro. “Medalhas toda a gente as quer, é para isso que treinamos. Felizmente, temos conseguido bons resultados. O sorteio vai ser muito importante”, acrescento­u.

A Seleção masculina chega a esta etapa após um terceiro lugar no Campeonato da Europa, competição na qual esteve também Tiago Apolónia e que será, segundo o próprio, uma motivação extra para aspirar alto. “Tivemos um Campeonato da Europa que correu bem, o que dá confiança para as últimas semanas de treino”, referiu. A comitiva lusa contará também com duas atletas femininas: Shao Jieni e Fu Yu, ambas a participar nos segundos Jogos Olímpicos. Esta última espera um resultado “melhor” do que na primeira experiênci­a. “O estágio correu bem e treinamos com os melhores. Sabemos que as medalhas serão difíceis, porque podemos encontrar os adversário­s da Ásia que são muito fortes, mas vou dar o meu melhor”, garantiu.

Com ou sem medalhas, Pedro Miguel Moura, presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, salienta “o orgulho” de mais uma participaç­ão e espera acima de tudo que a comitiva faça um percurso “de mérito, como no passado”.

“TIVEMOS UM CAMPEONATO DA EUROPA QUE CORREU BEM, O QUE DÁ CONFIANÇA”, ASSUME TIAGO APOLÓNIA

 ??  ?? CONFIANÇA. Marcos Freitas e Fu Yu satisfeito­s com a preparação realizada
CONFIANÇA. Marcos Freitas e Fu Yu satisfeito­s com a preparação realizada
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal