Record (Portugal)

“Quero crescer no FC Porto e depois dar o salto”

CLÁUSULAS DE OTÁVIO E CORONA SOBEM HOJE

- NUNO BARBOSA E ANDRÉ MONTEIRO

3-1 SOBRE ACADÉMICA

TAREMI CHEGOU E JÁ MARCA

As suspeitas levantadas pelo atual presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, sobre Pinto da Costa e Jorge Mendes esbarram no facto de a SAD do FC Porto ter declarado ao mercado a venda de Pepe aos merengues, em 2007, por 30 milhões de euros. A operação surgiu mais detalhada, posteriorm­ente, no relatório e contas consolidad­o da época 2007/08, documento esse que foi também partilhado na CMVM, pelo que esteve sujeito a escrutínio bolsista e fiscal e acaba por ilibar os envolvidos nas acusações lançadas pelo líder do Real.

DOCUMENTO FOI ENVIADO AO MERCADO, PELO QUE O NEGÓCIO FOI SUJEITO A TODO O ESCRUTÍNIO BOLSISTA E FISCAL

Nessa informação oficial, o FC Porto, que comprou Pepe por 2 M€, anunciou que a venda do central ao Real Madrid gerou mais-valias na ordem dos 19 milhões de euros, especifica­ndo que, ao bolo total de 30 milhões, foram deduzidos “a percentage­m de direitos económicos [15%] detidos pelo Marítimo, os custos de serviços de intermedia­ção prestados pela entidade Gestifute, o efeito da atualizaçã­o financeira da conta a receber a médio e longo prazo, o montante afeto às responsabi­lidades com o mecanismo de solidaried­ade e o valor líquido contabilís­tico do passe à data da alienação.” Vem isto a propósito de novo áudio revelado pelo ‘El Confidenci­al’, que terá sido gravado em 2012, no qual Florentino Pérez acusa Pinto da Costa e Jorge Mendes de desviarem valores dessa operação: “Que os 30 milhões de euros saíram da nossa conta e acabaram na deles, isso é certo. Agora, há que ver com a sede do banco deles. (...) Os dois sacaram dinheiro ao russo [Roman Abramovich, dono do Chelsea] com o Mourinho, o Ricardo Carvalho e o Paulo Ferreira. O que se passa com esse dinheiro é que levam-no para a Suíça.”

Estas fortes acusações levaram Florentino Pérez a retratar-se [ver peça ao lado], sendo que, na ocasião da transferên­cia de Pepe, do FC Porto para o Real Madrid, o presidente dos merengues era Rámon Calderón, outro dos visados pelo atual líder.

*

 ??  ??
 ??  ?? CONTROVÉRS­IA. Internacio­nal português na origem de polémica inesperada
CONTROVÉRS­IA. Internacio­nal português na origem de polémica inesperada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal