Record (Portugal)

“Benfica é como o Bayern”

Médio conhece bem a Bundesliga mas vê adeptos da águia sentir o clube de forma única

- FLÁVIO MIGUEL SILVA

Julian Weigl nota uma grande exposição em tudo o que envolva o Benfica e não tem dúvidas em comparar o clube da Luz ao Bayern Munique. “Em Portugal, o Benfica é mesmo como o Bayern Munique. É noticiado tudo sobre nós todos os dias em vários canais de televisão e nos jornais”, atentou o médio, de 25 anos, em declaraçõe­s ao podcast ‘McDonalds Alemanha’. O ex-Borussia Dortmund lamenta que a dimensão do clube não o permita ser mais ativo, por exemplo, nas redes sociais. “Somos muito dependente­s dos resultados. Posso ter uma foto gira para publicar mas se o fizer no dia a seguir a uma derrota vou contar com muitos odiadores”, ressalva o futebolist­a alemão.

Weigl assume que há “um foco nos três grandes clubes” em Portugal e que, afinal, não há tão grandes diferenças assim entre adeptos alemães e portuguese­s. “Os alemães dizem que são extremamen­te loucos por futebol, mas muitas vezes dou conta do mesmo sentimento nas pessoas que vivem o clube aqui em Lisboa. Para eles tudo é o Benfica.

Então se tudo correr bem... é o melhor. Se as coisas correrem mal, esperamos algo de extremo no centro de treinos ou nas casas dos jogadores”, vincou o jogador, que a 4 de junho de 2020 acabou ferido num ataque de adeptos do Benfica ao autocarro da equipa de futebol, que havia empatado horas antes em casa (0-0), diante do Tondela. O jogador, que começou a carreira ao serviço do Munique 1860, gostava de mostrar que “os futebolist­as são pessoas normais”. “Eu e a minha mulher gostamos de fazer refeições fora de casa e ir às compras apesar de as pessoas pensarem que temos criados para tudo. Dá para entender o quão longe vão a imaginar como será um dia em casa do Weigl ou do Ronaldo. Aqui em Lisboa estou algo limitado. Gostaria de fazer muito mais coisas normais mas depois há sempre uma multidão de pessoas que quer tirar fotos”, descreve. Weigl gostaria também acabar com a ideia de que “a seguir a uma derrota os jogadores têm de estar em casa sete dias tristes dias”. “As pessoas deviam beber uma cerveja e dizer apenas: ‘Foi um dia de merda e amanhã há mais’”, constata o alemão. *

“AQUI É TUDO BENFICA. ENTÃO SE TUDO CORRER BEM... É O MELHOR. SE CORRER MAL, ESPERAMOS ALGO EXTREMO”

 ??  ??
 ??  ?? ADAPTADO. Weigl diz-se totalmente integrado na Luz e diz-se apaixonado pelos adeptos do clube
ADAPTADO. Weigl diz-se totalmente integrado na Luz e diz-se apaixonado pelos adeptos do clube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal