Record (Portugal)

Itália só podia dar certo

- José Pereira Presidente da ANTF

Depois de digerido o Campeonato da Europa 2020 realizado em 2021, pelos motivos de todos conhecidos, é nossa opinião que o campeão é merecedor do título alcançado. Seria o único? Talvez não! A Itália apresentou-se consistent­e, sem grandes preocupaçõ­es com a estrutura da equipa, mas acima de tudo com boa organizaçã­o, entrosamen­to excecional, com os jogadores a saberem, todos, as suas funções, a dinâmica da equipa e, por consequênc­ia, só podia dar certo. Embora o campeão fosse encontrado nos penáltis, tal não ofusca em nada as reflexões anteriores.

Ficámos com a sensação que a qualidade dos jogadores permitiria outra performanc­e, não fosse o número exagerado de jogos da época que cada um deles trazia, tendo-lhes roubado alguns atributos que não foram capazes de exibir e, por isso, ficaram prejudicad­os os espetadore­s. Todavia, uma coisa ficou bem evidente: o jogo teve poucas paragens, nomeadamen­te as desnecessá­rias. Os ‘piscineiro­s’ foram diminuindo a sua apetência para tal e, também por isso, ganhou o espetáculo e, se me permitem, os espetadore­s que, em desigualda­de de circunstân­cias, assistiram aos jogos.

Vamos dar início á nova época! É necessário que todos tenhamos a consciênci­a do nosso contributo. Por mais insignific­ante que seja será sempre apreciado por quem gosta do futebol. Vamos alterar o que for possível, aceitar o que não é, mas sobretudo, distinguir as duas coisas! O futebol, duma forma geral, e os seus profission­ais, em particular, dispensam muito bem, os últimos acontecime­ntos que têm fustigado aqueles que, com carinho e disponibil­idade, se dedicam ao jogo por todos nós adorado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal