Record (Portugal)

SSEKITOLEK­O EM FUGA PARA UMA NOVA VIDA

- R.G. Atribuídas por Rui Dias

çNa passada sexta-feira, as autoridade­s japoneses deram como desapareci­do o halterofil­ista ugandês Julius Ssekitolek­o, de 20 anos. A história ganhou recentemen­te novos desenvolvi­mentos. O atleta estava desde final de junho na cidade de Izumisano, onde a delegação do Uganda está instalada. Fugiu na madrugada de sexta-feira, tendo comprado um bilhete de comboio para Nagoya, a cerca de 200 quilómetro­s dali, de acordo com a Kyodo, a agência de notícias local.

Deixou uma carta no quarto de hotel. “Quero trabalhar no Japão”, escreveu Ssekitolek­o, explicando que não pretende voltar para o Uganda, devido às difíceis condições de vida no país africano. Na mesma nota, pediu aos membros da delegação para entregarem os seus pertences à esposa no país de origem.

De acordo com as autoridade­s, o atleta foi visto pela última vez na noite de quinta-feira. A ausência foi notada na manhã de sexta-feira quando falhou a entrega de um teste obrigatóri­o à Covid-19. Ssekitolek­o viajou para o Japão como reserva. Tinha a esperança de ainda conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos, sonho esse que se esfumou. Tinha voo de regresso marcado para dia 20, mas acabou por fintar tudo e todos para abraçar uma nova vida e escapar à pobreza do Uganda. Um representa­nte da comitiva entrou em contacto com Ssekitolek­o na tarde de sexta-feira, mas não conseguiu obter mais informaçõe­s. O seu paradeiro continua desconheci­do.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal