Record (Portugal)

Motores de combustão acabam em 2035

-

A proposta ainda tem de ser estudada, discutida e votada no Parlamento Europeu mas a baliza temporal e a meta estão definidas. A partir de 2035, todos os novos automóveis comerciali­zados no espaço dos ‘27’ serão elétricos. Acabam os modelos com motores de combustão e esse passo determinar­á também o fim das soluções híbridas.

As marcas têm agora um horizonte de 14 anos para a adaptação e a verdade é que boa parte delas está a preparar-se para ter apenas modelos elétricos antes ainda de 2035. Quer através do desenvolvi­mento de plataforma­s específica­s; quer na construção de centros de produção de baterias.

O tempo até à meta definida pela Comissão Europeia pode parecer curto – principalm­ente na questão das redes de distribuiç­ão de energia -, mas é bom lembrar um pormenor. O primeiro modelo elétrico de produção em massa, o Nissan Leaf, só foi lançado em… 2010. Tinha bateria de 24 kWh e 200 km de autonomia. Hoje, pouco mais de uma década depois, as baterias diminuíram no peso, na dimensão e cresceram na capacidade e, consequent­emente, na autonomia. O futuro é elétrico.

*

 ??  ?? PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA
PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal