Record (Portugal)

TADEJ POGACAR

Esloveno é o bicampeão mais jovem de sempre (22 anos) e Van Aert brilha na chegada a Paris

- ALEXANDRE REIS

PRATA: É a confirmaçã­o do que se perspetiva­va, mas trata-se de um feito histórico: aos 22 anos, o esloveno tornou-se no mais jovem bicampeão de sempre da Volta a França. Uma façanha e tanto!

A apoteose do final da 108ª edição da Volta a França consagrou o esloveno Tadej Pogacar (Emirates) como, provavelme­nte, o melhor ciclista da atualidade, bicampeão do Tour mais jovem de sempre, aos 22 anos, repetindo também o triunfo na classifica­ção da Montanha e da Juventude. A última etapa teve, no entanto, outro protagonis­ta excecional, o belga Wout van Aert (Jumbo), que venceu o sprint nos Campos Elíseos, somando a sua sexta vitória na Volta a França, três das quais na presente edição e em diferentes terrenos, como na 11ª tirada de montanha, na 20ª do contrarrel­ógio e, ontem, na 21ª, para velocistas, sucesso que frustrou o principal objetivo do britânico Mark Cavendish (Deceuninck). O ‘Míssil de Manx’ não conseguiu bater o recorde de 34 vitórias no Tour que divide com o lendário Eddy Merckx, mas ao garantir o 3º lugar em Paris conservou a camisola verde, repetindo, aos 36 anos, o feito de 2011.

Com a tradiciona­l festa a encerrar a maior competição velocipédi­ca do mundo, o pódio completou-se com o surpreende­nte dinamarquê­s Jonas Vingegaard

(Jumbo), 2º na geral (a 5.20 m), e pelo equatorian­o Richard Carapaz (Ineos), 3º (a 7.03).

*

 ??  ??
 ??  ?? PÓDIO. Pogacar festeja com Vingegaard e Carapaz
PÓDIO. Pogacar festeja com Vingegaard e Carapaz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal