Record (Portugal)

“Liguei logo ao meu pai e disse que ia eliminá-lo”

Afonso Sousa vai ter um encontro especial frente ao Mafra, liderado por Ricardo Sousa

- PEDRO FILIPE PINTO

Sábado vai ser um dia muito especial para os Sousa, família com história no futebol português. Afonso, do Belenenses SAD, é um talento de terceira geração e vai entrar em campo para defrontar o pai, Ricardo, treinador do Mafra, na primeira eliminatór­ia da Allianz Cup. Para falar deste embate (e não só) o craque dos azuis visitou o Podcast Record

e deixou bem claro que tem sido muito chato para o pai. “Depois do sorteio, liguei-lhe logo e disse que ia eliminá-lo, que ia gozar com ele, rebentá-lo... Isto já tinha acontecido num jogo-treinoFelg­ueiras-FC Porto e eu na altura estava sempre a picá-lo, por isso imaginem agora. Tenho de colocar tudo de parte, ganhar o jogo e depois picá-lo ainda mais”, atira o médio, de 21 anos, transparec­endo também o lado emocional desta partida: “Vai ser um momento especial, bonito e muito importante para os dois. Vai ser um misto de emoções porque quero que o meu pai ganhe sempre, mas aqui não.” Se Petit assim o entender,

Afonso Sousa vai entrar em campo com o 10 nas costas, número que Ricardo Sousa envergou no FC Porto. Será que vai sentir esse peso? “Não, nada. Para além de ser o número dele, tal como o 28 era, o 10 é um número que me define como jogador e foi por isso que o escolhi”, refere o jogador que, com um pouco de provocação saudável à mistura, diz querer sair da sombra do pai e do avô António, que foi campeão europeu pelo FC Porto em 1987. “Como quero ser conhecido? Como melhor do que eles os dois!

Sei que é difícil, mas é algo que quero alcançar. Quero ser conhecido pelos títulos do meu avô e pela qualidade técnica do meu pai, juntar as duas coisas seria perfeito!”

A confiança está alta e a ambição? Para descobrir, perguntámo­s ao criativo onde se vê daqui a cinco anos. “Quanto mais alto pensarmos, mais alto vamos chegar. Por isso aponto ao meu sonho, que é estar no topo, jogar a Liga dos Campeões num dos melhores clubes do Mundo. É para isso que trabalho todos os dias e, se não conseguir, saberei que dei tudo de mim para o conseguir”, salienta.

*

“QUERO SER MELHOR DO QUE ELES. JUNTAR OS TÍTULOS DO MEU AVÔ À QUALIDADE DO MEU PAI SERIA PERFEITO”, DIZ

 ??  ?? ONLINE. Pode assistir ao Podcast completo no site de Record a partir das 15 horas
ONLINE. Pode assistir ao Podcast completo no site de Record a partir das 15 horas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal