Record (Portugal)

HÁ MAIS COVID E ATÉ COCAÍNA

Continuam a crescer os casos nas comitivas, mas há também quem fique de fora por outras razões

- ANA PAULA MARQUES

O Comité Organizado­r e as autoridade­s japonesas acabaram por não optar pela drástica decisão de cancelar os Jogos Olímpicos... pelo menos por agora. Mas a situação da pandemia continua critica em Tóquio, que registou ontem 1.832 novos casos de Covid-19, o máximo dos últimos seis meses, a apenas dois dias da abertura oficial do evento.

E os números da Covid em pessoas diretament­e ligadas aos Jogos Olímpicos, principalm­ente atletas, também continuam a crescer. Os mais recentes envolvem a chilena Fernanda Aguirre (taekwondo), o chego Pavel Sirucek (ténis de mesa), o holandês Candy Jacobs (skate), a norte-americana Taylor Crabb (voleibol de praia) ou a número um do ranking mundial de tiro, a britânica Amber Hill.

Mas há quem fique fora destes Jogos por outro tipo de positivo: cocaína. Foi este o produto proibido que tramou o cavaleiro Jamie

AUSTRALIAN­O DA EQUIPA EQUESTRE FOI APANHADO NUM CONTROLO ANTIDOPING, ONDE ACUSOU A SUBSTÂNCIA

Kermond, membro da equipa equestre australian­a.

Cerimónia de abertura

Mas o espectácul­o tem de continuar. Já com algumas modalidade­s em ação, os Jogos de Tóquio’2020 arrancam oficialmen­te amanhã, com a cerimónia de abertura, evento que vai ficar longe do glamour de edições anteriores, por força da ausência de público e mesmo com as delegações a fazerem-se representa­r em serviços mínimos.

No que aos representa­ntes políticos diz respeito, são esperados líderes de alguns países e de organizaçõ­es. Em dúvida está a presença de Tedros Adhanom Ghebreyesu­s. Isto apesar de o diretor-geral da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) se encontrar no Japão, onde participou numa reunião com o Comité Olímpico Internacio­nal (COI). Em representa­ção do Governo português deverá marcar presença o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

 ??  ?? BEM VINDOS. A maioria dos japoneses são contra os JO, mas não parece ser o casos destes
BEM VINDOS. A maioria dos japoneses são contra os JO, mas não parece ser o casos destes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal