Record (Portugal)

MADINA TAIMAZOVA

BRONZE APÓS PERDER OS SENTIDOS

- F.L.

Madina Taimazova alcançou em Tóquio a medalha de bronze na categoria de -70 kg do judo, ao derrotar a croata Barbara Matic, mas é também candidata a levar para casa o prémio de maior resistênci­a no tatami nestes Jogos Olímpicos.

Isto porque a judoca russa, de 22 anos, esteve em combate mais de 40 minutos (40.13) repartidos por apenas cinco lutas. Depois de eliminar a espanhola Maria Bernabeu na ronda inaugural em 4.27 minutos, a primeira ‘maratona’ foi diante da brasileira Maria Portela, com 14.58 minutos de combate. Seguiu-se um triunfo ‘fácil’ (32 segundos) face à grega Elisavet Greteltsid­ou e nas ‘meias’ teve a segunda ‘maratona’... e a mais incrível. Taimazova aguentou 16.41 minutos no tatami, até mesmo com o olho direito inchado. A russa foi derrotada por ippon, acabou por perder os sentidos com uma investida da japonesa Chizuru Arai que viria a conquistar o ouro olímpico - e teve de receber assistênci­a médica. Taimazova saiu do tapete algo ‘atordoada’, mas minutos depois voltou a subir para combater pelo bronze e conseguiu derrotar a campeã do Mundo, Barbara Matic - carrasca da portuguesa Bárbara Timo. E, adivinhe-se, a russa chegou à vitória em mais um ‘golden score’, mas agora de ‘apenas’ cinco minutos.

É por histórias como esta que os Jogos Olímpicos são muito mais do que as medalhas. Provas de superação valem muito mais do que os resultados...

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal