Record (Portugal)

CRUZEIRO AÇORIANO TRAÇA NOVA ROTA

Santa Clara não precisou de acelerar muito para garantir a qualificaç­ão para a próxima ronda

- PEDRO FILIPE PINTO

O Santa Clara entrou no ‘barco’ da Europa e já marca nova rota depois de confirmar o apuramento para a próxima ronda da Conference League. O 3-0 da primeira mão deu conforto e, por isso, os açorianos encararam esta segunda partida com velocidade de cruzeiro. Mesmo assim, sem forçar e a rodar a equipa, os insulares voltaram a ganhar de forma esclareced­ora e fecharam a eliminatór­ia com o Shkupi com uma vantagem de 5 golos e sem sofrer. O conjunto português tem uma ou duas mudanças a mais do que a da Macedónia do Norte, mas depois de fazer o 1-0 logo aos 13 minutos nem precisou de acelerar muito. Jean Patric ganhou as costas da defesa adversária, atrasou para Lincoln que, antes de receber, já tinha visto Carlos Júnior ao segundo poste. A bola foi ter ao sítio certo e o extremo brasileiro só teve de encostar para o segundo golo em dois jogos.

Depois de uma primeira mão em que podia muito bem ter ‘passado pelas brasas’ encostado aos postes, Marco teve de se aplicar para manter a sua baliza a zeros. Primeiro, aos 32’, salvou João Afonso após este isolar o avançado adversário e, depois, já perto do intervalo, fez a defesa da noite ao travar um cabeceamen­to potente de Ismaili. Voou para a bola, defendeu para o poste e o perigo acabou por passar. Antes deste lance, o Santa Clara tinha feito o 2-0 de maneira muito semelhante, com Villanueva a finalizar um canto batido por Lincoln.

A segunda parte foi bastante morna, porque as equipas já sabiam que estava tudo definido. Daniel Ramos rodou ainda mais e, apesar de as oportunida­des não serem escandalos­as, o resultado podia ter sofrido alterações, para um lado e para o outro, mas isso não aconteceu. No final, o Santa Clara festejou a primeira eliminatór­ia europeia ganha em 94 anos de história.

GOLO DE CARLOS JÚNIOR AOS 13 MINUTOS ACABOU COM QUALQUER ESPERANÇA QUE O SHKUPI AINDA PODIA TER

 ??  ?? FESTA. Insulares celebraram apuramento para a 3.ª pré-eliminatór­ia
FESTA. Insulares celebraram apuramento para a 3.ª pré-eliminatór­ia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal