Record (Portugal)

VENTOS LEVAM 49ER À MEDAL RACE

Jorge Lima e José Costa têm diploma garantido e ainda sonham com o pódio nos Jogos

- JOSÉ MORGADO

A dupla portuguesa da classe 49er, composta por Jorge Lima e José Costa, vai discutir amanhã a Medal Race da classe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, tendo já garantido um lugar no top-8 final e o respetivo diploma olímpico. Os portuguese­s fecharam as 11 regatas do programa em sexto, com 72 pontos, depois de ontem, nas três regatas do dia, terem ficado em 11º, 4º, e novamente 4º lugares, respetivam­ente. A tripulação portuguesa entra nessa regata final com uma desvantage­m de 16 pontos para os lugares do pódio – onde estão empatados com 56 a Grã-Bretanha, com Dylan Fletcher/Stuart Bithel, e a Espanha, com Diego Chever/Iago López Marra, em segundo lugar –, uma diferença que tornará muito complicada a chegada às medalhas, mas que ainda permite sonhar. Já perfeitame­nte possível é a subida do sexto ao quarto posto, que está a 6 pontos de distância (Alemanha e Dinamarca estão empatadas com 66 pontos antes da regata das medalhas, que vale a dobrar). Os portuguese­s asseguram não deixar morrer a esperança de uma medalha olímpica. “A esperança é última a morrer. Viemos com uma postura e vamos mantê-la: profission­alismo, honrar a nossa bandeira e as cores nacionais, e tentar dar grandes alegrias

“A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER MAS CHEGAR AO PÓDIO JÁ NÃO ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS. LUTAREMOS”, GARANTEM

às nossas famílias, amigos e a Portugal”, resumiu José Costa. Os velejadore­s não escondem que é sempre possível fazer melhor, mas lembram que este já é um bom resultado, aconteça o que acontecer amanhã. “Sem imprevisto­s, este já é um resultado excelente. Está dentro das nossas expectativ­as. Fizemos um grande trabalho, com excelentes profission­ais que nos ajudaram com a cabeça e o corpo, para nos mantermos concentrad­os a lidar com a pressão e com os adversário­s”, elogiou.

Jorge Lima reconhece que chegar ao pódio “não está nas mãos” da equipa, pois “depende do resultado de outros”, contudo promete “luta, empenho e compromiss­o total enquanto isso for matematica­mente possível”. “Lutaremos enquanto for possível. Não é fácil, mas não somos de desistir”, acrescento­u Lima em jeito de antevisão.

*

 ??  ?? EM GRANDE. Portuguese­s brilharam no último dia de regatas antes da Medal Race
EM GRANDE. Portuguese­s brilharam no último dia de regatas antes da Medal Race

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal