Record (Portugal)

DE PONTE DE LIMA ATÉ TÓQUIO HÁ 14 MIL KM DE ESPERANÇA

Fernando Pimenta inicia esta madrugada a sua participaç­ão e apoio não falta, embora à distância

- ANA PAULA MARQUES

São mais de 14 mil quilómetro­s a distância que separa Ponte de Lima e Tóquio. A primeira cidade já tem uma forte ligação a Fernando Pimenta, pois foi lá que nasceu em 1989, para além de ser o berço da sua carreira e onde também reside. A segunda, uma das maiores metrópoles do Mundo, pode também ficar na história da carreira do atleta. Na capital nipónica, Fernando Pimenta, que fará 32 anos no próximo dia 13, quer muito voltar a subir ao pódio olímpico, agora individual­mente (K1 1000), depois de ter conquistad­o a prata em 2012, no K2 1000, ao lado de Emanuel Silva. Não será por falta de apoio dos amigos, conterrâne­os e sobretudo da família, ainda que à distância, que Fernando Pimenta não concretiza­rá esse desígnio. Um apoio que se tem traduzido em muitas manifestaç­ões nas redes sociais, sejam através de palavras, fotos, ou mesmo por intermédio de cartazes publicados em vários pontos da cidade minhota. Mas há um que se destaca de todos os outros. O da mensagem da pequena Margarida, de nove meses, escrita pela mão da mãe, Joana. “Força Papá, és o nosso campeão”. Ontem, a companheir­a do canoísta voltou a reforçar esse apoio nas redes sociais: “Hoje a nossa filha não entende, mas um dia terá orgulho no teu caminho. Está quase. Força Papá, Força Meu Amor.” Fernando Pimenta colocou todas as suas forças e preparação nestes Jogos Olímpicos, depois de no Rio de Janeiro’2016 ter terminado no quinto lugar, muito abaixo das suas expectativ­as, mas também de todos os portuguese­s.

É para ficar acordado

Fernando Pimenta entra em ação nos seus terceiros Jogos Olímpicos na próxima madrugada, quando forem 2h37 em Portugal Continenta­l. Vai competir na terceira eliminatór­ia e para ter qualificaç­ão direta para as meias-finais tem de ser um dos dois primeiros. Será este, como o próprio canoísta assumiu [ver peça ao lado], o seu principal objetivo. As meias-finais terão lugar amanhã, por volta das duas horas da madrugada, sendo que a final será sensivelme­nte duas horas e meia depois. Vão ser duas madrugadas para os portuguese­s ficarem de olhos abertos.

Mas serão Joana Vasconcelo­s e Teresa Portela as que vão inaugurar a participaç­ão da canoagem lusa em Tóquio, nas eliminatór­ias do K1 200 metros: Joana compete na segunda série, à 1h37, Teresa na quarta, minutos depois.

*

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal