Record (Portugal)

O canhão na 7.ª arte

Pedro Almendra Ribeiro foi o primeiro a filmar McNamara na Nazaré. “É grandioso”, confessa

- RAFAEL GODINHO

Já lá vão 10 anos desde que Garrett McNamara colocou a Nazaré na rota do surf mundial. Antes disso, era ‘apenas’ mais uma vila de pescadores e um popular destino turístico no verão, conhecido pelas suas mulheres vestidas com as famosas sete saias.

Em 2011, o norte-americano surfou uma onda de 23,8 metros, o equivalent­e a um prédio de oito andares. E quando Garrett entrou nas águas da Praia do Norte, lá estava Pedro Almendra Ribeiro para filmar o feito. “Até lhe perguntei se ele estava em forma. Já sabia quem ele era, mas não fazia ideia do que ia acontecer”, conta ao nosso jornal o antigo surfista e fundador do site especializ­ado ‘Surf Total’, pioneiro em Portugal na informação online de surf. “Foi o Garrett McNamara que colocou a Nazaré no mapa. Foram uns amigos meus que organizara­m a primeira vinda do Garrett e eu fui convidado. Estive em casa dele e acompanhei tudo. Posso dizer que os vídeos que fazíamos eram quase exclusivos e tinham milhões de visualizaç­ões. Agora também têm muitas visualizaç­ões, mas há uma maior distribuiç­ão”, explica.

Foi graças a McNamara, mas também aos primeiros vídeos de Pedro Almendra Ribeiro, que a Nazaré foi notícia por todo o mundo. O fenómeno atraiu curiosos e o Canhão da Nazaré, o acidente morfológic­o que origina as ondas gigantes, foi ganhando cada vez mais fama. Este mês, estreou na HBO a série ‘A Grande Onda da Nazaré’ (’The 100 Foot Wave’, no título original em inglês), que mostra a vida daqueles que chegam à vila para surfar a maior onda do planeta. “Cineastas de todo o mundo e da especialid­ade vêm a Portugal quando sabem que vai haver ondas gigantes, consciente­s de que os vídeos vão ter muitas visualizaç­ões”, explica o antigo surfista, de 53 anos.

A vila piscatória do centro do país passou a ser uma espécie de embaixador­a do surf português além-fronteiras. E Pedro Almendra Ribeiro, que viveu vários anos na Indonésia e já conheceu meio mundo, sabe daquilo que fala. “É um fenómeno da natureza único a nível mundial. As pessoas identifica­m Portugal através da Nazaré. Quando falo com pessoas de diferentes partes do mundo, dizem logo ‘Portugal? Nazaré!’. É grandioso e impression­ante!”

A HBO FEZ UMA SÉRIE DOCUMENTAL A CONTAR A HISTÓRIA DAS ONDAS GIGANTES E DOS DESTEMIDOS SURFISTAS

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal