Record (Portugal)

Eva Carneiro está de volta

-

Durante muito tempo a galáxia do futebol procurou saber quem era a fisioterap­euta do Chelsea, que a cada entrada em campo motivava cânticos nas bancadas e despertava os olhares atentos de muitos homens e mulheres. De Eva Carneiro se disse que era portuguesa e, mais tarde, que era filha de portuguese­s, tornando-se dona do ‘segredo’ mais bem guardado do futebol europeu. Depois lá se percebeu que apenas tinha vindo passar umas férias a Portugal, confirmand­o-se que não é por se usar gabardina que se é amante de Cruyff e que por se ter um nome de fácil pronúncia não se é português. A fisioterap­euta era, afinal, filha de pai espanhol e mãe inglesa e, de forma sucinta, toda a gente ficou a saber quem era depois de estar metida numa embrulhada de todo o tamanho, que terminou com o seu afastament­o do futebol.

Do lado de lá da corda estava um dos homens mais influentes do mundo do futebol. José Mourinho definiu-a como “ingénua e impulsiva”, justifican­do-se assim depois da polémica reação aquando da entrada em campo da equipa médica para assistir o belga Eden Hazard, num momento muito pouco oportuno, que deixou a equipa londrina reduzida a nove jogadores num encontro em que o todo-poderoso Chelsea acabaria por empatar. O incidente entre ambos remonta a agosto de 2015. Pouco depois, a médica deixou de acompanhar a equipa e mais tarde deixou o clube. Eva Carneiro alega ter sido alvo de discrimina­ção sexual por parte do técnico português, enquanto o próprio explicava não estar satisfeito porque “mesmo sendo médica, há que saber ler um jogo”. Trocas de ‘galhardete­s’e processos em tribunais – movidos pela antiga fisioterap­euta dos ‘blues’ contra o clube, por alegado despedimen­to ilegal – deram no acordo entre as partes com termos até hoje ainda completame­nte desconheci­dos.

MÉDICA TEVE PROBLEMA COM JOSÉ MOURINHO EM 2015 E OBRIGOU FUTEBOL A PENSAR NO PAPEL DAS MULHERES

Certo é que passaram-se seis anos... e só com o Euro’2020 Eva terá feito as ‘pazes’ com o futebol, com quem admitiu estar “zangada” antes de se despedir. “Volto a desfrutar de futebol”, escreveu, no Twitter, depois do Inglaterra-Dinamarca das meias-finais da prova.

Será que o futebol já está preparado para a ‘intromissã­o’ das mulheres em cargos técnicos e também como elementos das equipas médicas? Um tema recorrente e para o qual tentámos encontrar (novamente) respostas. Catarina Bajanca, antiga futebolist­a e atual fisioterap­euta no Benfica Lab., onde se encarrega da monitoriza­ção das equipas seniores masculinas das modalidade­s de pavilhão, esteve a conversa connosco e garante que “ainda há um longo caminho a percorrer”, revelando-nos ainda como lida com o tema no dia-a-dia. Leia o artigo Premium completo sobre este tema no Record Online.

 ??  ?? ESTRELA.Eva Carneiro foi figura mediática do Chelsea
ESTRELA.Eva Carneiro foi figura mediática do Chelsea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal