Record (Portugal)

Um grito da cadeira

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

O judoca leonino Jorge Fonseca conquistou o terceiro lugar na sua categoria proporcion­ando a primeira medalha a Portugal nestes Jogos Olímpicos. Durante a cerimónia da consagraçã­o, ainda que desde o início tivesse como ambição a conquista do ouro, o atleta mostrou, com uma lágrima pelo meio, a sua enorme alegria pelo resultado alcançado.

O atleta, nascido em São Tomé e Príncipe, foi descoberto no desporto escolar pelo seu treinador Pedro Soares, e teve de lidar com muitos obstáculos no seu percurso, entre os quais um canco e até a Covid-19.

O psicólogo Albert Bandura, falecido esta semana, mostrou que as pessoas que

A ALIANÇA DE JORGE FONSECA COM O SEU TREINADOR DEVE SERVIR PARA NOS INSPIRAR

têm um forte sentido de eficácia, e que acreditam em si mesmas, tendem a ser capazes de aplicar melhor a sua atenção e energia e a lidar melhor com os obstáculos. Em alguns momentos, porém, precisamos de aceitar a crítica e o apoio dos que nos rodeiam e estimam. Jorge Fonseca, após a conquista do lugar no pódio, partilhou logo o seu sucesso com o treinador, que não abdicou de o incentivar e de o orientar na gestão da sua combativid­ade, quando necessário.

Muitas das imagens da realidade nas quais baseamos

as nossas ações são baseadas na experiênci­a que adquirimos através da observação de outras pessoas, sem ter de passar pela situação real. O exemplo da aliança de Jorge Fonseca e do seu treinador deve servir para nos inspirar e fica-nos o grito que foi para dentro da arena: “Ainda há medalhas para ganhar!”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal