Record (Portugal)

REIN TAARAMÄE

É o segundo estónio a liderar uma Grande Volta, após Kirsipuu no Tour de 1999

- ANA PAULA MARQUES

BRONZE: Aos 34 anos, o estónio vive uma espécie de segunda carreira no ciclismo. Ontem venceu a etapa na Vuelta, dez anos depois de ter ganho na mesma prova. E assumiu também a liderança.

Rein Taaramäe volta a ser feliz no pelotão, tendo ontem alcançado a primeira vitória em provas internacio­nais desde 2016, sendo que o triunfo na 3ª etapa da Vuelta é também o segundo que consegue nesta corrida, dez (!) anos depois de ter conquistad­o o primeiro.

Aos 34 anos, o ciclista da Wanty tornou-se ainda apenas no segundo estónio a liderar uma Grande Volta, depois de Jaan Kirsipuu ter vestido a camisola amarela por uns dias na Volta a França de 1999.

“Já tinha vencido etapas na Vuelta, no Giro, mas sonhava muito em ser líder numa Grande Volta. Estive muito perto no Giro, hoje consegui”, confessou Taaramae, que cumpre esse sonho aos 34 anos.

O estónio venceu na primeira chegada em alto (1ª categoria), em Picón Blanco, com pouco mais de um minuto sobre o grupo dos principais favoritos, onde vinha o anterior camisola vermelha, Primoz Roglic (Jumbo), mas que não contemplav­a Richard Carapaz (Ineos), a chegar 2.48 minutos depois. O equatorian­o e campeão olímpico foi o único, entre os grandes candidatos, a ceder tempo logo na primeira etapa que aferiu a condição. Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Oliveira (Emirates), chegaram juntos à meta, a 13.11 minutos do vencedor.

*

 ??  ??
 ??  ?? DESÍGNIO. Taaramäe cumpre sonho de liderar uma Grande Volta aos 34 anos
DESÍGNIO. Taaramäe cumpre sonho de liderar uma Grande Volta aos 34 anos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal