Record (Portugal)

ATERRAGEM ESPECIAL

Governo da Hungria concedeu exceção para avião de Portugal poder seguir para Debrecen

- DAVID NOVO

A viagem da Seleção Nacional para a Hungria obrigou a uma logística pouco habitual, apurou Record. Portugal defronta amanhã o Qatar em Debrecen, uma cidade a 230 quilómetro­s da capital Budapeste. O avião utilizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para as deslocaçõe­s é considerad­o demasiado grande para aterrar e descolar no Aeroporto Internacio­nal de Debrecen e, além disso, o ruído também era uma problema, já que o aeroporto encontra-se perto de uma zona habitacion­al.

A alternativ­a seria a comitiva aterrar em Budapeste e, posteriorm­ente, dividir-se em aviões mais pequenos para a cidade que vai receber o jogo ou, então, fazer o percurso de autocarro. A situação foi desbloquea­da com intervençã­o de altas instâncias a todos os níveis e com uma autorizaçã­o especial do Governo da Hungria para que o avião com a comitiva da Seleção Nacional aterre em Debrecen.

Newcastle era plano inicial

A Federação do Qatar, organizado­ra do jogo, queria que o jogo se realizasse em Newcastle, Inglaterra. No entanto, a ideia não agradou à FPF, já que, depois, a viagem para Baku, capital do Azerbaijão e onde Portugal joga no dia 7, seria maior.

A decisão final acabou por ser disputar o jogo a meio caminho para Portugal. Assim, a Seleção Nacional viaja hoje do Algarve para Debrecen – cerca de três horas e 30 minutos de voo – e, no domingo, faz uma deslocação sensivelme­nte com a mesma duração de Debrecen para Baku. No total, cerca de 6 mil quilómetro­s em duas viagens, sendo que, posteriorm­ente, os jogadores regressam aos respetivos clubes.

*

DIMENSÃO DO AVIÃO E RUÍDO IMPEDIAM CHEGADA À CIDADE DO JOGO COM O QATAR. SITUAÇÃO FOI DESBLOQUEA­DA

 ??  ?? PERCURSO.Viagem direta para Debrecen
PERCURSO.Viagem direta para Debrecen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal