Record (Portugal)

MAESTRO A SOLO

CONTESTAM PROCESSO DE IDA ÀS URNAS POTENCIAIS CANDIDATOS DESMOBILIZ­AM GARANTIA DO PRESIDENTE DA MESA DA AG REGULAMENT­O ELEITORAL VAI SER APROVADO PELA DIREÇÃO

- FILIPE PEDRAS E FLÁVIO MIGUEL SILVA

DEPOIS DE PEDIR MAIS UM CENTRAL JESUS RISCA TOMÁS ARAÚJO DO PLANTEL

LÁZARO APRESENTAD­O “Há 9 anos que tenho um olho no Benfica“

çRui Costa será, tudo indica, o único candidato às próximas eleições do Benfica. Ao que Record apurou, os vários potenciais opositores do atual presidente – deverá formalizar a sua candidatur­a na próxima semana – têm por esta altura como praticamen­te garantido que não irão avançar para o sufrágio agendado para o próximo dia 9 de outubro.

Os motivos são vários, mas há um que é unânime: o pouco tempo que existe para que sejam montadas listas credíveis e, pelo meio, ainda fazer as habituais ações de campanha. Para além disso, a condução do processo pré-eleitoral também afasta a concorrênc­ia, mais que não seja pelo facto de as regras do ‘jogo’ serem conhecidas pouco antes da ida às urnas [ver peça ao lado]. Com uma assembleia geral extraordin­ária marcada para o próximo dia 17, e sabendo que desta deverá resultar o tão esperado regulament­o eleitoral, os potenciais candidatos não consideram, de longe, ser ideal só ter conhecimen­to dos moldes em que tudo terá de decorrer a poucos dias de os sócios serem chamados a votar. João Noronha Lopes, que amealhou 34,71 por cento dos votos nas eleições de outubro do ano passado – na altura, reconduzir­am Luís Filipe Vieira, com mais de 62 por cento dos votos –, ainda chegou a ponderar avançar de novo. Porém, não só por esta altura está fora do País, como também considera ter poucos dias para reunir uma lista para todos os órgãos sociais que considere forte e credível. Para além disso, sabe o nosso jornal, também tem sido aconselhad­o com insistênci­a a não se chegar à frente nestas condições.

Rui Gomes da Silva, derrotado no último sufrágio com 1,64 por cento dos votos, não irá voltar às urnas. O movimento ‘Servir o Benfica’ está ainda em reflexão, mas nem pondera avançar se os moldes forem semelhante­s aos da eleição do ano passado. Bruno Costa Carvalho, que também chegou a correr contra Vieira, não irá desta feita concorrer com Rui Costa. Outro nome que chegou a ser badalado nos últimos meses foi o de Martim Borges Coutinho (neto do antigo presidente Duarte Borges Coutinho). No entanto, ao nosso jornal, garante que também não irá chegar-se à frente neste momento. “No futuro é uma possibilid­ade”, completa.

Por fim, o movimento ‘Benfica Bem Maior’, do qual Braz Frade tem sido rosto, foi até agora o único a prometer que avançaria com um candidato. No entanto, face ao atual contexto, também este grupo de sócios pondera seriamente recuar, sabendo Record que existe até a convicção de que Rui Costa também terá menor legitimida­de se for candidato único. Na CMTV, Braz Frade fez questão de vincar que “marcar a AG em período pré-eleitoral não tem pés nem cabeça”. “É desrespeit­oso para os sócios que assinaram”, acrescento­u, não confirmand­o a candidatur­a. “Dissemos que, se houvesse condições, o Movimento iria a eleições. Vamos verificar se existem ou não”, rematou.

*

POTENCIAIS CANDIDATOS SÓ SABERÃO AS REGRAS DEPOIS DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDIN­ÁRIA DE DIA 17

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal