Record (Portugal)

ESGAIO ACELERA À ESQUERDA

Rúben Amorim ensaiou alternativ­a a Vinagre em goleada ao Casa Pia

- JOÃO SOARES RIBEIRO E MIGUEL AMARO

Rúben Amorim aproveitou o treino de ontem para realizar um particular com o Casa Pia, na Academia, que terminou com uma goleada dos leões (5-1). Privado dos internacio­nais e de três lesionados, o técnico leonino testou algumas soluções que poderão ser utilizadas no clássico com o FC Porto, no próximo sábado. As principais novidades deverão surgir nas alas onde Nuno Mendes deixou de ser opção, e Porro já recuperou os índices físicos. Estes dois dados ligados poderão originar o desvio de Ricardo Esgaio para a esquerda como segunda opção, pois o reforço provenient­e do Sp. Braga já havia passado pela posição durante os jogos de pré-época, experiênci­a que foi repetida ontem por Amorim.

Ao que tudo indica, a grande novidade nos campeões nacionais no onze inicial diante dos dragões será o regresso de Porro ao corredor direito. Já recuperado da lesão sofrida no joelho direito

PORRO CUMPRIU OS 90 MINUTOS ONTEM. ESPANHOL FICA À ESPREITA DO REGRESSO AO ONZE FRENTE AO FC PORTO

ainda na pré-temporada, o internacio­nal espanhol, de 21 anos, tem somado minutos de forma progressiv­a. Diante do Sp. Braga fez os primeiros 7’; frente ao Belenenses SAD na 3ª jornada foram 24’; e em Famalicão, onde jogou mais 34’, registou uma exibição muito positiva, dinamizand­o ofensivame­nte o corredor direito. Ontem, diante dos gansos, o lateral foi um dos jogadores que completou os 90 minutos, e provou à equipa técnica que está pronto para conquistar a vaga que tem sido ocupada por Ricardo Esgaio nos primeiros encontros da época.

Já sem poder contar com Nuno Mendes, que no próximo fim-de-semana estará em Paris, o responsáve­l técnico não deixou de utilizar Rúben Vinagre no lado esquerdo mas, ao contrário de Porro, o lateral cedido pelo Wolverhamp­ton não completou o jogo. Após o intervalo, Rúben Amorim fez a já citada alteração encostando Esgaio à esquerda, e é muito provável que esta solução seja utilizada, pelo menos, nesta primeira fase. Nas próximas semanas, Rúben Amorim deverá trabalhar no sentido de encontrar mais alternativ­as internas, mas esta nuance tática já está mecanizada, e não implica alterações no desenho consolidad­o pelos leões. Matheus Reis também é uma solução e, em Braga, até foi o escolhido para render Rúben Vinagre. A decisão não se revelou feliz pois o brasileiro foi expulso em poucos minutos e, ontem, jogou como central esquerdo.

Estreia na baliza

O particular com o Casa Pia também permitiu a Rúben Amorim estrear João Virgínia, o guardião que chegou emprestado pelo Everton para compensar a transferên­cia de Luís Maximiano. O internacio­nal sub-21 português, recorde-se, já integrou a convocatór­ia para a deslocação em Famalicão, e espera agora uma oportunida­de para mostrar todo o seu potencial a nível oficial. Rúben Amorim costuma rodar os guarda-redes na Taça de Portugal e na Allianz Cup, mas este prazo até pode ser antecipado caso Adán sofra alguma lesão ou seja castigado.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal