Record (Portugal)

O canhoto desequilib­rador

- RUI MALHEIRO

A SAÍDA DE NUNO MENDES PERMITIU AO SPORTING AFIANÇAR A CEDÊNCIA DE UM INTERNACIO­NAL ESPANHOL DE QUALIDADE INQUESTION­ÁVEL. PELO VIRTUOSISM­O, SARABIA SERÁ TREMENDA MAIS-VALIA PARA OS LEÕES, QUE ARRANJAM UM COMPLEMENT­O CIRÚRGICO PARA POTE NO ATAQUE AO BICAMPEONA­TO QUE ESCAPA DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE 1950

çA chegada de Messi ao PSG e o desenho do prodigioso tridente ofensivo (MNM) com Neymar e Mbappé, que não rumou ao Real Madrid, conduziu à perda de espaço de Pablo Sarabia nas opções de Pochettino. Além disso, o espanhol teria que se digladiar com Di María - com maior versatilid­ade para ocupar outras funções em zonas interiores do meio-campo -, Draxler e Icardi pelo papel principal entre jóqueres. Uma situação árdua para um criativo que nunca foi indiscutív­el, apesar da qualidade das suas prestações como titular ou suplente utilizado, as quais lhe permitiram chegar à seleção A espanhola, após representa­r todas as formações desde os sub-16. Aos 29 anos, a cedência ao Sporting é uma janela aprazível com vista dilatada sobre a estimulant­e Champions para o madrileno, que mantém o seu salário – pago pelo PSG – e as suas aspirações em continuar a ser opção para Luis Enrique em La Roja.

Formado no Real Madrid,

Sarabia sempre sobressaiu pela qualidade técnica e carácter forte. Capaz de queimar etapas, debu- tou, com 17 anos pela formação secundária do Real Madrid. Na baliza estava Adán, que reencontra em Alvalade. Menos de um ano depois, Mourinho debutá-lo-ia pela equipa principal numa receção vitoriosa ao Auxerre para a Champions, substi- tuindo Cristiano Ronaldo. Mais uma vez, era Adán, que rendera o lesionado Dudek, que ocupava a baliza merengue. Apesar de causar impacto, a opção de Mourinho passou por fazê-lo re- gressar à formação secundária. Seria transferid­o para o Getafe, o que lhe permitiu crescer até à explosão, em 2015/16, sob o comando de Fran Escribá. Pretendido, acabou por ingressar no Sevilha, protagoniz­ando três épocas de alto nível. Na última, os 13 golos e 13 assistênci­as em 33 jogos de La Liga, aos quais juntou 8 tentos e 4 assistênci­as em 13 partidas na Liga Europa, tornaram-no protagonis­ta e o PSG investiu 18 milhões de euros na sua aquisição.

Unidade de ligação

entre o meio-campo e o ataque, o canhoto atua preferenci­almente a partir do corredor direito, de for- ma a buscar diagonais para o es- paço interior, tanto em direção a zonas de criação, como de finali- zação, mas também atua a partir do corredor esquerdo, alternando ações mais à largura, com o assalto à profundida­de como mote, em incursões direcionad­as ao corredor central, espaço onde joga a médio-ofensivo ou segundo-avançado. Muito evoluído no capítulo técnico, célere na execução e incisivo na decisão, além de veloz, ágil e móvel, assume a condução e desequilib­ra, mesmo não sendo um jogador que insista no drible. Opta muito por cruzamento­s cirúrgicos para zonas de finalizaçã­o, quando está mais aberto sobre os corredores laterais, ou por conectar-se com os colegas no espaço interior, através de passes de rutura. Além disso, surge com perspicáci­a em zonas de finalizaçã­o, sendo arguto a desmarcar-se e espontâneo a rematar de pé esquerdo.

MOURINHO FEZ SARABIA DEBUTAR AOS 17 ANOS NA CHAMPIONS, RENDENDO CRISTIANO RONALDO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal