Record (Portugal)

PÉTER SZIJJÁRTÓ

Jogo na Hungria ficou marcado pelos cânticos racistas. “É inaceitáve­l!”, diz Boris Johnson

- RAFAEL GODINHO

LATA: A Hungria tem decididame­nte um grave problema com adeptos racistas. Mas o ministro dos Negócios Estrangeir­os prefere falar sobre assobios ao hino de Itália em Wembley. Se me permite, tenha vergonha.

A goleada de Inglaterra em Budapeste frente à Hungria por 4-0 passou para segundo plano no final do jogo. Tudo porque, mais uma vez, os ‘ultras’ húngaros entoaram cânticos racistas, tendo como principais alvos Sterling e Jude Bellingham. A FIFA já anunciou que vai investigar as queixas de racismo reportadas pela Federação Inglesa. “A FIFA rejeita fortemente todas as formas de racismo e violência e tem tolerância zero para tais comportame­ntos no futebol”, começou por referir o organismo que tutela o futebol mundial. “Vamos tomar as medidas adequadas assim que receber os relatórios do jogo de quinta-feira entre a Hungria e a Inglaterra.”

‘Brinde’ contra o racismo

Ainda antes do apito inicial, ouviu-se aquilo que já muitos antecipava­m. Os jogadores ingleses ajoelharam-se no relvado, uma referência à luta antirracis­ta. Tal como aconteceu nos jogos do Euro’2020 - incluindo o Hungria-Portugal -, os ‘ultras’ assobiaram aquele gesto.

E aos 55’ uma feliz ironia do destino: Sterling, um dos mais visados pelos adeptos racistas, inaugurou o marcador. Puxou a camisola para cima, dedicou o golo a uma amiga recém-falecida e ‘choveram’ copos na direção do extremo do City, como comprovam as fotos. Mais furiosos ficaram quando, nos festejos, Declan Rice e Jack Grealish pegaram nos copos e deram um gole nos restos de cerveja. “Vitória brilhante numa atmosfera inaceitáve­l”, disse na redes sociais Grealish, recente reforço do Man. City.

Assobios em Wembley

Inaceitáve­l foi também o termo a que Boris Johnson recorreu. O Primeiro-ministro inglês foi ao encontro das pretensões da Federação Inglesa ao pedir medidas severas. “É totalmente inaceitáve­l que os jogadores de Inglaterra tenham sofrido insultos racistas. Convido a FIFA a tomar fortes medidas”, atirou. No Facebook, Péter Szijjártó, ministro dos Negócios Estrangeir­os da Hungria, colocou um vídeo do hino de Itália, antes da final do Euro’2020 frente a Inglaterra, em Wembley. “Mal se consegue ouvir o hino. Os ingleses também se queixaram do ambiente hostil aqui?”

*

“VAMOS TOMAR AS MEDIDAS ADEQUADAS ASSIM QUE RECEBERMOS OS RELATÓRIOS DO JOGO”, ANUNCIOU A FIFA

 ??  ??
 ??  ?? HOSTIL. ‘Choveram’ insultos e copos na direção de Sterling após o primeiro golo
HOSTIL. ‘Choveram’ insultos e copos na direção de Sterling após o primeiro golo
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal