Record (Portugal)

TEQBALL CONSEGUE ACERTAR NA MESA?

Luís Santos foi o nosso professor e deu-nos umas ‘luzes’ sobre esta modalidade que tem cada vez mais fãs

- PEDRO FILIPE PINTO

Capacidade técnica e agilidade cognitiva são as bases, mas o mais importante quando se começam a dar os primeiros toques no teqball é, simplesmen­te, acertar na mesa. Essa foi a “primeira premissa” da ‘aula’ que nos foi dada por Luís Santos, um dos melhores jogadores portuguese­s, nosso professor na preparação para oRecordC hall eng e Park. Antes de tudo, queméo Luís Santos? É um ex-jogador de futebol, de 34 anos, que, depois de terminar a carreira no Alta de Lisboa, apostou no teqball e... não podia ter corrido melhor. “Comecei isto de forma lúdica e acabei por gostar. Vou brincar na modalidade e depois o que acontecer, acontece”, começou por dizer, arrancando, logo depois, a lição. “Este é um desporto que requer bastante técnica e também uma forte componente cognitiva, porque só podemos dar um, dois ou três toques na bola e não podemos repetir a parte do corpo em que tocamos. Depois é... acertar na mesa”, frisou, começando desde logo a parte prática da aula: “Vamos então fazer um jogo. Uma partida vai até aos 12 pontos e é sempre à melhor de três.” Por estarmos a falar de um profission­al frente a um completo amador, o facto de termos conseguido marcar dois pontinhos já foi uma vitória, mesmo estando Luís Santos em ‘modo passeio’. “Mais coisas, não podes tocar na mesa, ela é sagrada. Se tocares, é ponto para o adversário. Os serviços

“A PRIMEIRA COISA É CONSEGUIR ACERTAR NA MESA. A PARTIR DAÍ É COMEÇAR A MELHORAR OS OUTROS ASPETOS”, FRISA LUÍS

têm de ser feitos a dois metros da mesa e podes utilizar qualquer parte do corpo”, sublinhou, acrescenta­ndo: “Não há o fator sorte neste desporto. Isto porque quando a bola bate numa esquina da mesa é a chamada ‘edge ball’ e o ponto tem de ser repetido. Podes estar ali num rally de 2 minutos que, se a bola bater numa esquina, tens de repetir.”

Por fim, e com o calor a apertar cada vez mais, o conselho final. “A primeira coisa é conseguir acertar na mesa. A partir daí é começar a melhorar a coordenaçã­o visual e motora. O passo final é apurar a técnica e começar a aplicar algumas estatégias, com o conhecimen­to dos adversário­s”, concluiu.

*

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal