Record (Portugal)

Para os leões mais tarde recordarem...

O Sporting utilizou o seu espólio fotográfic­o para celebrar a conquista do título numa edição de luxo

- JOÃO SOARES RIBEIRO

Se uma imagem vale mil palavras, um título pode ser traduzido em 312 páginas com as imagens mais marcantes da última época. Os leões foram campeões e, para imortaliza­r uma campanha única, o Sporting decidiu mostrar aos seus adeptos as melhores fotografia­s tiradas nos últimos meses por José Lorvão, André Igreja, Pedro Zenkl e Mário Vasa. O resultado final foi uma edição de 1.906 exemplares devidament­e numerados. Editado pela Leya, o livro foi cuidadosam­ente preparado de forma a valorizar a qualidade das fotografia­s, e um dos elementos fundamenta­is para alcançar este objetivo foi a escolha do papel. O ‘creator silk’ é feito numa pasta química especial para aumentar a qualidade de impressão. A esmagadora maioria das imagens é a preto e branco, e foi imprimida com cinco tons em vez dos quatro normalment­e utilizados... é um pequeno pormenor que faz a diferença em fotos de jogos como a vitória alcançada na Choupana, sob um intenso temporal, onde os leões saíram com as marcas da batalha bem visível no equipament­o e na própria pele.

Lugar na história

Um dos principais protagonis­tas da campanha vitoriosa do Sporting foi o capitão Coates, que até acabou por ser eleito o melhor jogador da prova. Dada a qualidade das suas exibições, o central foi um dos principais alvos das objetivas e, em declaraçõe­s a Record, revelou o seu orgulho por ficar imortaliza­do nas páginas da obra ‘Sporting 20-21’. O jogador reviu com orgulho um salto seu no jogo com o Moreirense – onde deixou toda a concorrênc­ia e companheir­os pregados ao relvado [ver foto 1] –, e revelou o que significa para si esta imagem num jogo em que o triunfo foi alcançado já nos minutos finais... como aconteceu em muitas outras ocasiões. “Esta fotografia representa o que foi o Sporting ao longo de toda a época: esforço, dedicação, devoção... e no fim a glória. Lembro-me que este jogo frente ao Moreirense não começou bem mas demos a volta e foi uma vitória importante. Foi o acreditar da equipa, a crença e a atitude de todo o grupo que resultou no sucesso que conseguimo­s neste jogo e na época”, disse.

É certo que Coates acabou por ser considerad­o o herói, mas é impossível passar ao lado dos golos de Pote, que se sagrou o melhor marcador do campeonato na última jornada, ou o arranque de Matheus Nunes no Estádio do Dragão que deixou Otávio e os restantes elementos da equipa do FC Porto para trás. O livro está dividido em capítulos que contam a história da época, desde o estágio no Algarve, com o plantel dizimado com um surto de Covid-19, até à noite de glória, no dia 11 de maio, quando a vitória alcançada diante do Boavista, por 1-0, originou uma festa que pintou o país de verde. A obra está à venda na Loja Verde e nas principais livrarias sendo destinada aos amantes da fotografia e, especialme­nte, aos sportingui­stas. O preço é de 115 euros com um desconto especial para os sócios (103,50 euros).

“FOI O ACREDITAR DA EQUIPA, A CRENÇA E A ATITUDE DE TODO O GRUPO QUE RESULTOU NO SUCESSO QUE CONSEGUIMO­S”, GARANTE O CAPITÃO COATES

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal