Record (Portugal)

Topo de gama

Novo modelo chega em 2022 e alia traços de uma berlina e de uma ‘break’ a elementos de um SUV

- PAULO RENATO SOARES

O primeiro contacto com o novo modelo da Citroën não incluiu experiênci­a de condução, mas permitiu observar ao vivo e a cores o automóvel que vai ocupar o topo da gama da marca francesa incluída no grupo Stellantis. O novo C5 X chega no início de 2022 – as encomendas começam já no último trimestre deste ano – e entra no segmento D (familiares médios/executivos). O exercício da Citroën para este novo modelo procurou aliar o melhor de três mundos. O C5 X é, na essência, uma berlina. Mas tem traços de ‘break’ (carrinha) e alguma inspiração nos SUV ‘coupé’, aqui através de maior altura ao solo e da utilização de jantes de 19 polegadas.

O resultado saído dos estiradore­s dos ‘designers’ passou à prática o ‘concept’ CXperience desvendado em 2016 e, podemos dizê-lo, tem trunfos suficiente­s para fazer a diferença no segmento D. A assinatura luminosa LED (em V), a traseira embelezada por ‘aileron’ e as linhas esculpidas nas laterais misturam elegância com sugestão de pujança. A Citroën refere a ‘nova silhueta’, desenhada também para potenciar o desempenho aerodinâmi­co.

O novo C5 X tem 4,805 metros de compriment­o, destaca-se também pelo lado prático do acesso à bagageira (545 litros) e pelo espaço a bordo – nomeadamen­te nos lugares traseiros. O interior reflete a tecnologia incluída, com referência para o novo ‘head up display’ a cores projetado no para-brisas em formato 19-19. A informação e o conceito levam a Citroën a sublinhar que estamos face ao “primeiro passo para o mundo da realidade aumentada”. Sem surpresa, e porque esse é ponto de honra na identidade Citroën, o C5 X privilegia o conforto a bordo. A suspensão adaptativa (três modos de condução) e os bancos com tecnologia ‘Advanced Comfort’ acentuam as qualidades estradista­s. O ecrã tátil de 12 polegadas concentra conetivida­de, informação e entretenim­ento e foi concebido como um ‘tablet’ convencion­al.

Não há ainda preços definidos para Portugal nem mesmo uma data oficial de lançamento para o novo topo de gama da Citroën. Mas [ver caixa] já sabemos que haverá uma versão híbrida ‘plug-in’ e duas versões a gasolina.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal