Record (Portugal)

“Brincadeir­as com a baixa estatura? Até as provoco...”

-

Que objetivos é que o Miguel ainda tem definidos para o futuro na carreira?

MIGUEL MONTEIRO – Obviamente, a ambição para a minha carreira continua a ser muito grande. Os nossos objetivos passam sempre por bater recordes pessoais, continuar a trabalhar de forma empenhada, a insistir no treino - tanto na preparação em pista como nos trabalhos de ginásio - para lançar cada vez mais longe e melhor. Depois, logo vemos o que acontece. Mas, uma coisa nós podemos prometer a toda a gente: é que do trabalho não nos livramos. Vamos trabalhar cada vez mais e melhor para bater as marcas. Falo muito com o meu treinador, o Sr. João [Mendes], e acreditamo­s que podemos fazer melhor. Ele acaba por ser um grande apoio para mim. Quero dar ainda melhores resultados à Seleção Portuguesa e, sem dúvida alguma, o objetivo passa por superar as marcas até agora registadas.

O Miguel fala sempre do seu treinador e vocês levam vários anos a trabalhar juntos. Existe alguma história curiosa ou marcante que tenham vivencidad­o como equipa nestes anos todos de carreira?

MM - Sim, acaba por acontecer. Temos várias brincadeir­as entre nós. Uma delas é o meu treinador chamar-me sempre baixinho. Também brinco muito ao dizer que a minha roupa dava para duas ou três pessoas e que gasto menos água do que todas as outras pessoas. Gostamos de brincar um com o outro, ter bons momentos e isso ajuda-nos a passar o tempo.

Alguma vez passou por uma situação estranha ou caricata no dia a dia devido à sua baixa estatura?

MM - Sim, já acontecera­m situações dessas, sem dúvida. Já acontecera­m vários episódios

“TAMBÉM BRINCO AO DIZER QUE A MINHA ROUPA DAVA PARA DUAS OU TRÊS PESSOAS E GASTO MENOS ÁGUA DO QUE OUTROS”

que tiveram origem por esse facto, inclusivam­ente muitas delas até provocadas por mim. Essas situações levam as outras pessoas a estranhar. Não tenho problemas com isso. As pessoas até pensam ‘então, mas ele está a dizer isto e não leva a mal...’ Mas o facto de ser de baixa estatura não influencia em nada. Acho que temos de levar a vida de uma forma desportiva. É muito melhor pensar assim ‘ah, porque é que disseste isto sobre tal pessoa se ela é de determinad­a forma?’. Acaba por ser a forma como eu vejo a vida. É muito de forma relaxada e na desportiva. Basicament­e sem problemas.

*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal