Record (Portugal)

COATES PREOCUPA

GONÇALO INÁCIO AINDA É DÚVIDA POTE MAIS PERTO DA RECUPERAÇíO LEÕES PODEM ENCAIXAR 74 MILHÕES NO FIM DA ÉPOCA

- JOÃO SOARES RIBEIRO E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

“O joelho direito inchou mais do que o habitual”

“Levei uma injeção após jogo com o Famalicão”

“Fui operado em 2013 e não voltou a ser igual”

Coates está numa corrida contra o tempo para poder disputar o clássico. Em declaraçõe­s ao canal da federação do Uruguai (AUF TV), antes do jogo de domingo com a Bolívia, o capitão do Sporting explicou que ficou fora da convocatór­ia de Óscar Tabárez devido a um problema que o acompanha há já 8 anos, após ter sido operado ao joelho direito. O camisola 4 dos leões espera ser integrado “esta semana”, a tempo de defrontar o FC Porto, no sábado, mas nesta altura, sabe Record, ainda preocupa a direção clínica e Rúben Amorim. “Por sorte não foi nada de grave, mas vinha a sentir problemas nas duas últimas semanas e fiz um esforço para continuar jogar. No último jogo antes da seleção, o joelho direito inchou mais do que é habitual”, descreveu o central, depois de reconhecer que a mazela teve origem numa cirurgia realizada quando estava ao serviço do Liverpool: “Fui operado em 2013 e o joelho não voltou a ser igual”, constatou. Na Academia, Coates tem passado os dias em tratamento, inclusivam­ente durante as folgas, por isso não esconde o otimismo relativame­nte à evolução do processo inflamatór­io. “Espero voltar à equipa esta semana. Quero preparar-me para chegar bem ao jogo que temos no campeonato (FC Porto), mas sempre tomando as devidas precauções com o joelho”, acrescento­u o defesa, revelando todos os passos no pós-Famalicão, quando surgiu o edema: “O Sporting fez os testes e entrou em contacto com o corpo clínico da seleção. Foi decidido que era melhor fazer tratamento, e levei uma injeção após o jogo com o Famalicão. Os futebolist­as querem disputar todos os jogos, mas às vezes é preciso ter paciência e ouvir o corpo. Agora espero estar na convocatór­ia de outubro”, concluiu.

Ácido “lubrifican­te”

Os responsáve­is leoninos estão a fazer todos os esforços para que Coates recupere até sábado, mas a avaliação continuará a ser diária. Como referido, um dos tratamento­s realizados no joelho direito do jogador logo após a última partida da Liga foi a administra­ção de ácido hialurónic­o através de injeção localizada. Este tratamento é habitual em atletas que foram operados aos joelhos, e funciona como um lubrifican­te de forma a diminuir o desconfort­o, sendo até um método utilizado com mais frequência na NBA. Apesar do otimismo do internacio­nal uruguaio evidenciad­o nas declaraçõe­s que aqui reproduzim­os, segundo Record apurou existem ainda reservas quanto à sua utilização no clássico, e é possível que Rúben Amorim só tome uma decisão final no próprio dia do jogo.

Após esta paragem relativa aos jogos de qualificaç­ão para o Mundial 2022, o Sporting terá um calendário muito sobrecarre­gado com seis jogos em três semanas fruto do início da fase de grupos da Liga dos Campeões. Mediante este cenário, o corpo técnico leonino não está disposto a correr riscos com um jogador nuclear, como é Coates, um dos poucos com e xperiência de Champions no plantel, a par de Adán e Neto. Se existirem dúvidas sobre a condição física do capitão, é certo que só regressará aos relvados diante do Ajax.

*

“NO ÚLTIMO JOGO [PELO SPORTING] ANTES DA SELEÇÃO, O JOELHO DIREITO INCHOU MAIS DO QUE É HABITUAL”

“QUERO PREPARAR-ME PARA CHEGAR BEM AO JOGO QUE TEMOS NO CAMPEONATO [COM O FC PORTO]”

 ??  ?? URUGUAIO ESTÁ EM TRATAMENTO MAS ACREDITA QUE PODE DEFRONTAR O FC PORTO
URUGUAIO ESTÁ EM TRATAMENTO MAS ACREDITA QUE PODE DEFRONTAR O FC PORTO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal