Record (Portugal)

LEÕES ATIRAM-SE AO VAR

CAMPEÃO RECLAMA DOIS PENÁLTIS SOBRE COATES E VERMELHO A PEPE

- VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

O jogo com o FC Porto (1-1) já é passado no Sporting e a preocupaçã­o de Rúben Amorim, agora, tem apenas um nome: Ajax. Nos bastidores de Alvalade, porém, entre sentimento­s de revolta e perplexida­de, a arbitragem do clássico continua no olho do furacão. Não apenas pelas decisões de Nuno Almeida, contestado pelo critério disciplina­r e até pelo (escasso, do ponto de vista dos leões) tempo de compensaçã­o, mas também, ou principalm­ente, pela exibição do VAR, João Pinheiro, acusado de falta de... comparênci­a, ou inação, em momentos capitais do jogo. Onde estava o VAR? É a pergunta que os leões colocam, nesta altura, quando confrontad­os com a análise a situações que envolveram Coates e poderiam ter resultado em dois penáltis e a expulsão de Pepe.

Mão fechada no queixo

No centro da polémica, de acordo com as informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, está um lance aos 32 minutos, na área do FC Porto, entre o capitão do Sporting e o homólogo dos dragões. O uruguaio, que confrontou Pepe, irritado, queixou-se de ser atingido no queixo, pela mão direita do internacio­nal português, que estava fechada, num gesto que, com a imagem parada, sugere um murro.

Ao contrário do que defendem os especialis­tas Record, Jorge Faustino e Marco Ferreira, o Sporting não tem dúvidas de que deveria ter sido assinalado penálti e Pepe teria de ser sancionado com cartão vermelho, por alegada agressão. A estranheza dos leões perante o critério adotado pelo VAR e por Nuno Almeida baseia-se, nomeadamen­te, na comparação com uma jogada entre Jovane e Otávio, aos 51’. O avançado tocou com as costas da mão no rosto do médio e acabou punido com cartão amarelo. O segundo lance-chave questionad­o em Alvalade, segundo Record apurou, é aquele que termina com nova queda de Coates na área portista, ao minuto 48. As imagens mostram que Taremi tem as mãos nas costas do camisola 4 que, na sequência desse contacto, cai de forma aparatosa. Nada foi assinalado. O campeão nacional acredita que havia motivo para pontapé de penálti.

Mais dois na memória

A revolta com João Pinheiro não é propriamen­te notícia no Sporting. A 2 de janeiro, na 12ª jornada da Liga 2020/21, o árbitro de Famalicão também esteve no VAR na receção ao Sp. Braga e foi muito contestado pelos leões, que reclamaram dois penáltis por assinalar: aos 7’ sobre Feddal e aos 45’ sobre Tiago Tomás. O Sporting venceu com golos de Pote (54’) e Matheus Nunes (78’).

DESAGRADO EM ALVALADE É EXTENSÍVEL AO CRITÉRIO DISCIPLINA­R DE NUNO ALMEIDA. TEMPO EXTRA QUESTIONAD­O

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal