Record (Portugal)

“SPORTING E AJAX JOGAM MUITO”

Vestiu ambas as camisolas e espera dois grandes jogos na Champions. Aos 44 anos, o antigo médio , agora comentador, aplaude a aposta comum em jovens talentos e destaca, nos holandeses, Ryan Gravenberc­h e Antony

- RAFAEL GODINHO

Ficou feliz quando viu Sporting e Ajax no mesmo grupo?

DANI – Fiquei feliz. Eu faço anos a 2 de novembro e havia a possibilid­ade do Ajax-Sporting calhar nessa data, o que não veio acontecer. Ainda antes de sair o calendário, tive de explicar à minha filha que não percebe nada de futebol que o pai podia ter de ir a Amesterdão ver o jogo e ela não percebia a razão. ‘Então não passas os teus anos connosco?’. Tive de lhe explicar. ‘O pai tem 44 anos e nunca viu um Ajax-Sporting’. São dois clubes que para mim representa­m muito. Quando acabei a explicação ela vira-se e diz. ‘Está bem…’

Quer apostar um favorito?

D – Nem pensar! São duas equipas que têm identidade­s em termos de formação e ideologia muitos idênticas. Jogam um futebol atrativo. O Sporting está mais seguro a nível defensivo. Por aí pode ter um bocadinho de mais força, mas o Ajax é muito forte ofensivame­nte.

Vai ter o coração dividido?

D – Estive dez anos num clube e quatro no outro. Claro que sim. O mais importante é que passem os dois e que os jogos sejam espetacula­res. Que ganhe o melhor!

Continua a acompanhar os jogos do Ajax?

D – Sim.

O que lhe parece a equipa?

D – A equipa é espetacula­r. Eles vão perdendo jogadores, mas fazem remodelaçõ­es e reinventam-se. É a mesma forma de pensar do Sporting, ou seja, aposta nos jovens talentos. É a ideia que o Rúben Amorim tem para o Sporting. Por isso é que o Nuno Mendes sai da maneira que sai e já lá está outro, por isso é que o Gonçalo Inácio – central fantástico! – joga como joga.

“SÃO DUAS EQUIPAS QUE TÊM IDENTIDADE­S EM TERMOS DE FORMAÇÃO E IDEOLOGIA MUITOS IDÊNTICAS”

Quem é o melhor jogador do Ajax?

D – O Ryan Gravenberc­h. Número 8, 19 anos. Joga muito! O Ajax funciona pelo coletivo e vai sempre funcionar assim, mas depois tem individual­idades que fazem a diferença. Esse médio no Euro’2020 não jogou muitas vezes porque tinham o Wijnaldum e o De Jong. Mas no Ajax é um jogador importante e que pode fazer a diferença. Depois há o Antony que tem cá um pé esquerdo… ui!

Acredita que o Sporting pode atingir os oitavos-de-final?

D – Acredito, assim como o Ajax. Mas o Dortmund tem sempre uma palavra a dizer. É uma equipa forte e que está numa fase de transição com um novo treinador, mas quem tem o Haaland tem sempre possibilid­ade. Depois, jogar frente ao Besiktas, principalm­ente na Turquia, nunca se sabe o que pode acontecer devido aos [fervorosos] adeptos. É um grupo equilibrad­o, mas em termos de futebol o Sporting e o Ajax jogam muito.

Falando um pouco sobre o Dani, a passagem pelo Ajax foi a melhor fase da sua vida?

D – Em termos profission­ais foi. Foi o clube onde me encontrei e consegui ter momentos extraordin­ários. Estive com jogadores e treinadore­s fantástico­s. Foram momentos inesquecív­eis. Vivi numa cidade onde as pessoas sempre me acarinhara­m e esse carinho ajudou-me.

Ainda recebe muitas mensagens de figuras ligadas ao Ajax e de jornalista­s holandeses?

D– Sim. Eu estava na TVI a acompanhar o sorteio. Eu, o Nuno Gomes e o Fernando M eira. Assim que saio Ajaxrece bode imediato mensagens da Holanda. Há dias dei quase duas horas de entrevista .*

 ??  ?? PASSADO. Dani fez a formação no Sporting e mudou-se para o Ajax em 1996 DANI
PASSADO. Dani fez a formação no Sporting e mudou-se para o Ajax em 1996 DANI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal