Record (Portugal)

BODAS DE PRATA

Dragão inicia a sua 25.ª participaç­ão na Liga dos Campeões, tantas quanto águias e leões juntos

- NUNO BARBOSA E JOSÉ MIGUEL MACHADO

É já amanhã, no Wanda Metropolin­ato, que o FC Porto celebra as bodas de prata de um casamento notável com a Liga dos Campeões. São 25 participaç­ões na nova era da principal prova da UEFA, que arranca para a 30ª edição, num registo só superado por Barcelona e Real Madrid, com 26 presenças cada um. No que toca a comparaçõe­s que os rivais lusos, os azuis e brancos contam tantas presenças na prova como Benfica (16) e Sporting (9) juntos.

De mãos dadas com a prova desde a edição inaugural, em 1992/93, o FC Porto ficou-se nove vezes pela fase de grupos, uma delas (2001/02) na segunda fase de grupos, caiu sete vezes nos ‘oitavos’, seis nos ‘quartos’, uma nas ‘meias’ e venceu a prova por uma ocasião, em 2003/04. De lá para cá, todos os vencedores da Champions pertencera­m aos quatro principais campeonato­s da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália), o que diz bem do feito alcançado pelos dragões. Agora, a 25ª presença arranca contra o Atlético Madrid, que já foi adversário nesta mesma era da competição em seis duelos, predominan­do o equilíbrio, com duas vitórias para cada equipa e outros tantos empates, com um total de oito golos marcados pelos portistas e seis pelos colchonero­s.

Árbitro romeno

A UEFA designou Ovidiu Hategan, da Roménia, para dirigir o encontro de amanhã, ficando o italiano Marco Di Bello responsáve­l pelo VAR. Hategan apitou cinco jogos dos dragões na prova, com um saldo de três vitórias, um empate e uma derrota.

*

 ??  ?? TARIMBA. FC Porto está mais do que habituado à alta roda da Europa
TARIMBA. FC Porto está mais do que habituado à alta roda da Europa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal