Record (Portugal)

Assim não vamos lá

OS 12 AMARELOS E 40 FALTAS NO CLÁSSICO TRADUZIRAM-SE NUM JOGO EM QUE RARAMENTE ASSISTIMOS A UM MINUTO DE FUTEBOL CONTÍNUO

- LUÍS MIGUEL HENRIQUE Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

çEm teoria, a Liga Bwin tem seis jogos-estrela ao longo de toda a competição. Independen­temente da fase do campeonato e da classifica­ção dos envolvidos, os jogos que envolvem os duelos entre Benfica, FC Porto e Sporting são os mais apetecívei­s e aqueles que geram maior atenção e audiências televisiva­s.

No passado sábado foi servido aos portuguese­s o primeiro desses duelos. Defrontara­m-se os dois primeiros classifica­dos da época passada pelo que o jogo prometia. Sabíamos que, dada a paragem de seleções, havia de parte a parte vários jogadores com um enorme potencial de cansaço dadas as partidas jogadas poucas horas antes e as longas viagens que enfrentara­m antes do jogo.

Os 18.000 espectador­es em Alvalade fizeram-nos recordar o ambiente dos grandes jogos. A competitiv­idade e o empenho de ambas as equipas foram evidentes num duelo intenso. No entanto, do ponto de vista do entretenim­ento para os cerca de 3 milhões de adeptos que assistiram pelo sofá, ficou a sensação de um jogo aos solavancos. Os 12 cartões amarelos e as 40 faltas cometidas traduziram-se num jogo em que ra- ramente conseguimo­s assistir a mais de um minuto de futebol contínuo. Paragens, paragens e mais paragens. Se somarmos a cada falta a arte de rebolar na relva de cada jogador, as picardias e a contestaçã­o ao árbitro facilmente se verifica que futebol houve muito pouco.

Tendo eu seguido os 90 minutos, fiquei com a sensação que assisti a um comício, uma manifestaç­ão, um concurso e um debate intervalad­os por alguns momentos de futebol. Sabemos que este jogo não é caso único e que a Liga Portuguesa apresenta tempos úteis de jogo bem inferiores à média europeia. Enquanto não mudar a cultura desportiva de árbitros, jogadores e treinadore­s, vamos continuar a assistir a meia liga portuguesa de futebol.

Em comparação, assisti no dia seguinte ao jogo dos oitavos-de-final do Campeonato da Europa de Voleibol entre Portugal e os Países Baixos. Apesar do jogo épico, que durou mais de duas horas e meia, a Seleção Nacional foi derrotada por 3-2 num último set disputado até ao fim. Mesmo com as paragens habituais desta modalidade, o espetáculo televisivo é intenso e capaz de prender o espectador até ao último momento.

Com o cresciment­o exponencia­l aos conteúdos que somos expostos diariament­e, agravado pela tendência de assistirmo­s a formatos com cada vez menor duração, os 90 minutos de futebol de 40 faltas serão cada vez menos apelativos para o público em geral. No caso do futebol, existe em termos mundiais uma tendência clara para assistir aos highlights dos jogos em detrimento das transmissõ­es integrais dos jogos.

ENQUANTO NÃO MUDAR A CULTURA DESPORTIVA

VAMOS ASSISTIR A MEIA LIGA PORTUGESA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal