Record (Portugal)

Tão perto da glória

- Diogo Silva www.ProScout.pt

Foi um jogo pautado pelo equilíbrio. Sem uma grande quantidade de oportunida­des de golo, mas com ambas as equipas a procurar a vitória. Apesar de jogar fora, o FC Porto exerceu uma pressão alta sobre a construção de jogo do Atlético Madrid, forçando a equipa de Diego Simeone a ter uma saída mais longa. A capacidade de trabalho defensivo de Toni Martínez e Taremi foi determinan­te para condiciona­r os centrais colchonero­s. Grujic e Uribe foram competente­s na

APESAR DE JOGAR FORA, O FC PORTO EXERCEU PRESSÃO ALTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE JOGO DO ATLÉTICO MADRID

ocupação de espaços no corredor central, impedindo ligações pelo corredor central [1].

O Atlético procurou retirar a posse de bola aos dragões, através de uma pressão forte à primeira fase de construção. A presença de Toni Martínez mais próximo dos centrais adversário­s libertou Taremi para explorar o espaço entre linhas, servindo de elemento de ligação para o último terço. Após a entrada de Sérgio Oliveira e Vitinha, para além de alterar de 4x4x2 para 4x1x4x1, Sérgio Conceição acrescento­u capacidade de pressão no corredor central perante o previsível maior domínio territoria­l por parte do Atlético [2].

A equipa de Diego Simeonemai­s ris cose a colocar mais jogadores no último terço ofensivo, concedendo ao FC Porto situações de possível transição rápida. No momento defensivo, os dragões não se restringir­am a um bloco baixo, mantendo a pressão forte em zonas próximas da área adversária e foi precisamen­te assim que os dragões poderiam ter chegado ao golo. A pressão de Otávio sobre Renan Lodi obrigou a que o lateral brasileiro fizesse um passe atrasado sob pressão, errando na execução do passe. O oportunism­o de Taremi permitiu-lhe antecipar as intenções de Renan Lodi e fazer golo, apenas anulado pelo ligeiro toque com a mão na bola [3].

O Atlético superioriz­ou-se até ao final do jogo, mas não foi capaz de concretiza­r as ocasiões de que dispôs. Empate justo, num jogo com duas equipas organizada­s e competitiv­as. O Porto esteve perto da glória, mas traz ainda assim um ponto que alimenta a esperança de passar à fase seguinte.

 ??  ?? 1
1
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 2
2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal