Record (Portugal)

Jogo de palavras

- Gaspar Ferreira

O avançado Sebástien Haller marcou quatro golos na goleada imposta ao Sporting na Liga dos Campeões. O jogador agradeceu à equipa, confessand­o estar a viver um sonho.

No lado menos feliz da história, Rúben Amorim assumiu que a equipa sentiu demasiado os golos do Ajax nos primeiros minutos, mas valorizou a coragem dos seus jogadores, que recusaram adoptar um modelo mais defensivo, e concluiu que todos tinham muito a aprender, principalm­ente ele próprio. O treinador reconheceu o peso da ausência de Coates e de Pote, particular­mente a do defesa central, que é “um líder” e um dos únicos jogadores com experiênci­a em jogos europeus. Revelou

RÚBEN ASSUMIU QUE A EQUIPA SENTIU OS GOLOS , MAS VALORIZOU A CORAGEM DOS JOGADORES

que no balneário disse aos jogadores que tinham de comer bem, descansar bem e deixar o resto a seu cargo.

Após um resultado negativo é normal que se identifiqu­em os responsáve­is pelo insucesso. Os estudos mostram que a escolha da nomeação das identidade­s sociais (defesa, avançado, líder) visa colocar-se a si e aos outros em grupos que funcionam para apresentar e compartilh­ar uma certa interpreta­ção da realidade (“É culpa dos defesas”, “É mérito da equipa”, etc.). Estas “propostas” de posicionam­ento devem ser compartilh­adas pelos outros membros para ter um efeito retoricame­nte estruturan­te no discurso interativo. O alinhament­o discursivo intragrupo, a prescrição dos autocuidad­os a observar após o jogo e o apoio incondicio­nal dos adeptos constituem uma receita segura para voltar às vitórias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal