Record (Portugal)

Porro em estreia salva Amorim

- N.M.

Porro apontou ontem o primeiro golo de penálti da carreira, por uma equipa principal (Girona, Valladolid e Sporting), devolvendo os leões às vitórias. O ala direito assumiu o risco, substituin­do o especialis­ta Jovane, e ‘salvou’ Rúben Amorim, que fugiu à pior série de jogos sem vitórias (4) nos verdes e brancos.

O internacio­nal espanhol, de 22 anos, que apontou o sexto golo como sénior, já tinha faturado de livre direto – diante do Famalicão, para o campeonato, a temporada passada. Mas ontem à noite, na visita ao Estoril, mostrou uma faceta nunca antes vista, disparando da marca dos 11 metros, depois de Dani Figueira ter derrubado Paulinho: não falhou e selou o triunfo do campeão nacional, que voltou a ganhar quase um mês depois (2-0 ao Belenenses SAD, a 21 de agosto). O brasileiro Jefferson foi o último defesa do Sporting a faturar de penálti: a 1 de março de 2014, iniciou a recuperaçã­o diante do Sp. Braga (2-1), com um golo aos 70’, depois de Rui Patrício marcar na própria baliza, aos 36’. Slimani selaria a reviravolt­a, aos 74’.

Este tento colocou ponto final numa série de três jogos sem vitórias. Amorim já tinha passado por fase idêntica no final da temporada de 2019/20, quando perdeu com FC Porto e Benfica e empatou com V. Setúbal. Aí, os leões estiveram cinco jogos sem ganhar, então com Marcel Keizer e Leonel Pontes ao leme. O holandês saiu na sequência da derrota com o Rio Ave (Liga); o português empatou com Boavista e perdeu com PSV, Famalicão e Rio Ave (agora na Taça da Liga). *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal