Record (Portugal)

PIMENTA DESAFIA SELEÇÃO

Campeão mundial quer criar equipa ao seu redor para lutar por duas medalhas em Paris’2024

- FRANCISCO LARANJEIRA

Fernando Pimenta chegou, ontem, ao Aeroporto Sá Carneiro (Porto), já focado em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, não escondendo a ambição de lutar por duas medalhas na competição. “No K1 1.000 metros no qual sempre me foquei muito e, se possível, numa outra tripulação, como o K2 500. Era algo que já ambicionav­a para Tóquio, infelizmen­te não tive essa sorte. Podia ter estado na luta por duas medalhas em K1 e K2 1.000”, revelou, à Lusa, o olímpico, de 32 anos, recém-consagrado, em Copenhaga (Dinamarca), campeão mundial de K1 1.000 e prata em K1 5.000. O benfiquist­a traçou novos desafios, deixando um ‘recado’ à Federação (FPC). “Nunca fechei a porta a um trabalho de equipa. Espero disputar excelentes resultados em duas finais olímpicas. (...) Há atletas que, provavelme­nte, também vão querer fazer a dobradinha em Paris’2024. Espero que algum deles se sinta desafiado e aceite”, sustentou o atleta, reforçando o seu apelo: “Vão sofrer, no bom sentido. Sentir a exigência do treino

“HÁ QUEM QUEIRA DOBRADINHA NOS JOGOS. ESPERO QUE ALGUM SE SINTA DESAFIADO E ACEITE”, APELOU O CAMPEÃO DO MUNDO

no mais alto patamar. Seria bom ter companhia no treino, jovens talentos e não só a trabalhar comigo. Criar uma equipa e pensar em coisas maiores do que as que conquistei até hoje.” Os argumentos de Pimenta têm peso: “Já tenho uma prata (Londres’2012), uma de bronze (Tóquio’2020) e para ficar bonito no quadro seria uma de ouro. Sei a dificuldad­e, porém nos Mundiais já mostrei que tenho perfil e num dia bom posso lutar pelo ouro. Para isso, trabalho todos os dias, para evoluir e estar na luta.” Também Hélio Lucas, treinador do canoísta do Benfica, apoia o desafio. “Com diálogo, que seja possível criar à volta do Fernando uma equipa multidisci­plinar para o apoiar, tendo atletas com quem treine”, desejou o técnico, que pretende envolver os restantes valores seguros da canoagem nacional no trabalho do seu pupilo de sempre.

Na chegada ao Porto, Pimenta agradeceu ainda o apoio dos familiares e amigos: “É um orgulho ter aqui avós, mãe e irmão à espera. A maior felicidade será quando chegar a casa e desfrutar com esposa e filha de coisas que me privei recentemen­te.”

*

 ??  ?? IMPLACÁVEL. Fernando Pimenta quer repetir duas medalhas nos Jogos Olímpicos
IMPLACÁVEL. Fernando Pimenta quer repetir duas medalhas nos Jogos Olímpicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal